Santorini (Σαντορίνη) ou Tira (Θήρα), a mais bela das ilhas Cíclades, não se compara a nenhuma outra pelo espetáculo de sua geografia, consequência de uma enorme explosão vulcânica em tempos pré-históricos, que criou a cratera atual, alimentando o mito da Atlântida perdida.
Muitos preferem conhecer as ilhas gregas fazendo um cruzeiro, mas optamos por ficar em cada uma delas alguns dias e foi uma escolha acertada. Chegamos a Santorini de ferry que pegamos em Mikonos, mas pode-se ir de avião, saindo de Atenas ou Mikonos. Alugamos um carro pequeno para nos locomovermos na ilha, pode-se alugar também buggy ou moto.
A ilha toda é um cartão postal com suas casinhas brancas e detalhes azuis. Fira, Imerovigli e Oia são os lugares mais badalados da ilha.
Fira ou Thira é a capital, onde fica o Porto Antigo, Skala Firón, para chegar até ele, descemos uma imensa escadaria, na volta subimos de bondinho, pode-se também andar de burrinho. Fira é uma gracinha, tem uma igreja encantadora: Igreja de São João Batista, e é cheia de lojas, joalherias, galerias de arte, restaurantes.
Ah! a deliciosa comida grega com suas saladas mediterrâneas, frutos do mar e sobremesas “dos deuses”… sem esquecer do famoso e gostoso Gyros.
Ficamos em Imerovigli, a parte mais alta da ilha, onde o pôr do sol e a vista são inimagináveis. O Skaros Rock, uma fortaleza construída para proteger a cidade dos piratas, fica bem no alto de Imerovigli e se chega lá por uma trilha.
A vista do nosso apartamento no Avianto Luxury Suites era maravilhosa e nunca esquecerei o prazer que tive ao beber champagne contemplando a beleza do mar Egeu, ou pegando sol nas espreguiçadeiras de nossa varanda, admirando o vulcão Thirassia e a Caldeira.
Oia é a mais conhecida das três e onde todos os turistas que fazem cruzeiro pelas ilhas gregas são levados para apreciar o belo pôr do sol… nós também fomos lá, afinal éramos turistas e queríamos participar do espetáculo. Chegamos bem antes da hora para pegar lugar no topo da ruína do Castelo Bizantino de onde se tem a melhor vista.
Fizemos um passeio de barco ao Vulcão, Nea Kameni, fomos até o topo da cratera: de um lado se avista Fira, do outro, a ilha de Palea Kameni e o mar sem fim, recompensando todo o sacrifício da subida, debaixo de um sol escaldante!
Conhecemos algumas praias, Perissa é uma das melhores, com água cristalina e areia lisa, por ser protegida dos ventos de verão do mar Egeu, é muito agradável.
Kamari, a 10Km de Fira, é a praia mais animada, tem uma excelente infraestrutura turística, com vários resorts, tabernas, cafés e bares animados que nos proporcionaram noites inesquecíveis.
Red Beach é a “praia vermelha”, para nós, que temos as nossas com fina areia branca, foi muito interessante conhecê-la, confesso que vi do alto, não desci até a praia, pois seria uma caminhada difícil para mim, a maioria desce e fica o dia todo por lá.
Visitamos o sítio arqueológico de Thera Antiga, localizado num dos pontos mais altos de Santorini, entre as praias de Kamari e Perissa. O passeio valeu pelas vista impressionante que tivemos lá de cima.
Enfim, todos os filmes que vi, nos quais a Grécia era o cenário perfeito, não foram capazes de traduzir a paisagem deslumbrante que encontrei nessa mágica ilha vulcânica.
Na terra do sol constante e mar azul, desfrutamos dias incríveis. Paisagens maravilhosas, gente alegre e clima de “amor está no ar” fizeram essa viagem ser ainda mais especial.
Deixamos Santorini, apreciando o espetáculo que é atravessar, literalmente, a caldeira de um vulcão, vendo do ferry o que sobrou da explosão vulcânica… é algo imperdível! Esse encantamento permanecerá para sempre!
Santorini inesquecível, lugar perfeito para uma lua de mel, se você vai casar ou comemorar alguma data especial, consulte as agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores e vá conhecer esta bela ilha.