Uma cidade calma, aconchegante e apaixonante! Um mix de culturas que contam suas histórias pelas ruas e merecem sua visita. Confira!
San Antonio, no Texas, estava na minha lista de cidades a conhecer faz muito tempo, até que a incluí na viagem de 2018. Realmente é uma cidade apaixonante, fundada pelos espanhóis em 1718, conserva até hoje as Missões estabelecidas por eles e que atualmente são atrações imperdíveis da cidade, assim como o River Walk, calçadão que margeia o San Antonio River e La Villita, um bairro muito antigo.
O calçadão do River Walk é a atração mais popular da cidade, espalham-se por ele restaurantes de comida mexicana, italiana e até brasileira. Sabores de todos os lugares, assim como quiosques de artesanato e souvenir.
Caminhando pelo calçadão chega-se a outros pontos turísticos com facilidade. É um passeio bonito e divertido, ao final do calçadão fica o River Center, um shopping despretensioso, com lojas e praça de alimentação, com uma bonita vista do River Walk. Os passeios de barco pelo rio San Antonio saem de lá e há várias empresas oferecendo este programa que dura cerca de uma hora.
La Villita existe há 300 anos, à margem do rio San Antonio, ao sul do River Walk, é um bairro histórico que existe desde a fundação da cidade, atualmente é o Bairro das Artes, caminhando pelas ruas de pedra vemos as construções antigas, que hoje abrigam lojinhas de artesanato, atelier de pintura, cafés e restaurantes.
King William District é um bairro antigo com mansões maravilhosas, lugar tranquilo para se caminhar, apreciando a arquitetura das construções, cada uma mais bonita do que a outra, a maioria delas construída entre 1850 e 1899.
Conhecer pelo menos a uma das missões de San Antonio é passeio obrigatório, a mais importante e famosa é a Missão San Antonio de Valero, conhecida como Alamo, no centro histórico. Os espanhóis há 300 anos ergueram um forte, uma igreja e outras construções, tudo isto para converter os nativos ao cristianismo. Hoje o espaço é um museu e você pode fazer visita guiada por todo o complexo, incluindo uma verdadeira aula de História sobre o local.
Há mais quatro missões que foram consideradas Patrimônio Mundial pela Unesco. Visitamos todas, Missão Concepción, Missão San José, Missão San Juan, Missão de San Francisco de la Espada e a Missão San Antonio de Valero (o Álamo), são todas próximas uma da outra. A mais distante, Missão de San Francisco de la Espada, fica a 30 km da praça da missão Alamo.
Foi uma emoção visitar todas elas, como disse uma historiadora, Cassandra Matej, “As Missões de San Antonio são a história viva das pessoas e culturas que moldaram a cidade e os Estados Unidos. Hoje, esta é uma experiência transformadora que acolhe os visitantes em uma comunidade em que a história é reverenciada, as paróquias católicas ainda servem os descendentes das congregações originais e a preservação é de máxima importância.”
Pearl é um é um antigo local em San Antonio que foi revitalizado em 2001, hoje em dia é uma atração turística. Todo fim de semana tem o Farmer’s Market, onde produtores da região vendem alimentos frescos, cultivados organicamente, bem como produtos artesanais. O bairro tem muitos restaurantes famosos, inclusive de comida Kosher, o Instituto de Culinária da América, um dos três únicos dos EUA, também fica em Pearl.
Neste bairro há muitos eventos durante o ano todo, como a Fiesta, desde o final do século XIX, em que se relembra as batalhas do Alamo e San Jacinto e o Echale Latino Music Estyles, festival de música latina. Por sorte estávamos em San Antonio na época do evento Fiesta e foi muito divertido assistir a esta homenagem latina tão alegre.
Em Pearl ficava a antiga fábrica de cerveja do século XIX, atualmente é o famoso Hotel Emma. Este hotel butique é uma atração à parte, turistas vão até lá para ver o design do prédio e admirar como o arquiteto August Maritzen conseguiu preservar a fábrica e fazer dela um maravilhoso hotel. Os restaurantes excelentes, o charme do bar, a encantadora cafeteria e a elegante loja estão sempre cheios de turistas que entram e saem aproveitando este incrível local, mesmo não sendo hóspedes.
Tivemos a sorte de ficar no Hotel Emma, à beira do rio San Antonio. É um hotel único, lugar perfeito para conhecer a cidade. Além de poder aproveitar tudo de espetacular que o hotel oferece, como a bela biblioteca exclusiva para os hóspedes, onde pela manhã tomávamos café e nos deliciávamos com os pães e bolos à disposição e à tarde com drinks e hors d’oeuvre. Também os jardins, a piscina e a academia são abertas somente para os hóspedes.
Todos, manobrista, recepção, concierge, atendimento de piscina e spa, arrumadeiras, todos da equipe foram extremamente simpáticos, prestativos, sem o esnobismo de alguns hotéis de luxo, fazendo os hóspedes se sentirem totalmente à vontade. Nós amamos este hotel lindo, tranquilo, relaxante que nos proporcionou dias incríveis em San Antonio.
Fazer turismo em San Antonio é muito mais do que visitar o Alamo, caminhar pelo River Walk ou passear por La Villita, King William District e Pearl. Estar nesta cidade é conhecer a mistura de culturas diferentes, a história, as artes, as pessoas que fizeram este lugar diferente de qualquer outro. Amei San Antonio e sugiro a quem esteja planejando uma viagem para os Estaos Unidos, que inclua esta cidade linda e encantadora no roteiro.
Se quiser aproveitar ao máximo a viagem, consulte as agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores e peça um roteiro personalizado para você.