Rodes, em grego Ρόδος, Ródos, por sua localização estratégica no caminho das rotas comerciais marítimas, sempre foi muito próspera, estando a apenas 17 km da costa da Turquia. Hoje é patrimônio da humanidade e recebe turistas do mundo inteiro que vão apreciar o pôr do sol inesquecível, a beleza natural e as ruínas espetaculares.
Chegamos na ilha, partindo de Creta num voo de uma hora, mas o avião – Aircraft JS41 – é para quem não tem medo: pequeno demais, 29 passageiros, movido a turbo hélice. Vocês podem chegar a Rodes em 1h05, saindo de Atenas em um airbus ou em 6h30 de catamarã saindo de Creta.
O porto de Mandraki é o principal da ilha há mais de 2500 anos. Dizem que aí ficava a famosa estátua do Colosso de Rodes, uma das sete maravilhas do mundo antigo que infelizmente foi derrubada por um terremoto e vendida como sucata no século VII DC. O forte de São Nicolau, século XV, e as duas estátuas de cervos, ficam nesse local.
A antiga e a nova Rodes é separada pelo porto de Mandraki. Em frente ao porto, onde param os navios de cruzeiro, fica a nova Rodes e nela os prédios públicos como a Câmara Municipal e o Palácio do Governador, o Teatro Nacional, a Basílica da Anunciação, dedicada a São João.
A maravilhosa Basílica da Anunciação é a catedral de Rodes, impactante com seus lustres de cristal, suas paredes ornamentadas por painéis de madeira ricamente pintados e seu piso em mármore é um passeio imperdível!
Rodes tem a maior cidade medieval habitada de toda a Europa, só conhecê-la já valeria a viagem, suas muralhas são de uma beleza ímpar e dentro da antiga cidade, que existe desde 408 AC, você ficará maravilhado com a Mesquita de Salomão II, com o Palácio dos Grãos Mestres, com a rua dos Cavaleiros, enfim com este lugar de 2400 anos de existência.
A Praça Ippocratous, dentro das muralhas, é muito animada, seja de dia ou de noite, nela se concentram bares e restaurantes e gente de todos os cantos do mundo, nessa praça há várias lojinhas de souvenir, onde são vendidos olhos gregos, cartões postais, bijuterias, enfim tudo aquilo que os turistas gostam de comprar para levar de lembrança. À tardinha as muralhas “tomam vida” entre as construções iluminadas, deixando-nos mais apaixonados por esse lugar.
Lindos, em grego Λινδος, na costa leste da ilha de Rodes, fica a 55 km da cidade medieval, por isso alugamos um carro, aliás dirigir pelas ilhas gregas é muito fácil e você fica livre para ir e voltar dos passeios quando quiser. Passamos o dia nessa cidadezinha e aproveitamos bastante.
Tem ruínas arqueológicas, uma linda acrópole e praia de areias finas e claras. É um lugar excepcional, de casas brancas, dominada pela Acrópole, no alto do platô, que é o templo dedicada a deusa Athena Lyndia.
Subimos devagar, afinal não somos jovens, até chegar à Acrópole, mas a vista lá de cima compensou todo o cansaço, sem esquecer a emoção de se deparar com ruínas remanescentes do século IV AC e um dos lugares mais sagrados da Antiguidade, Alexandre, o Grande, foi um dos visitantes, também, segundo a lenda, Helena de Troia e Hércules aí estiveram.
Lindos é imperdível pela beleza, história, praia e ótimos restaurante. É um passeio obrigatório para quem vai a Rodes!
Fomos a um típico restaurante grego em Lindos, Mavrikos Restaurant, um dos mais antigos do local, é encantador e a comida excelente, faz jus aos prêmios recebidos, recomendo muito, vale a pena conhecê-lo.
Ficamos no Ibiscus Hotel, muito confortável, cujo ponto alto é a localização: em frente à praia e muito próximo da cidade medieval, além da vista espetacular da nossa varanda, de um lado o azul turquesa do mar Mediterrâneo e do outro o mar Egeu… um espetáculo!
Na Grécia duas coisas sempre me encantaram: o maravilhoso pôr do sol e a vibração de seu povo, em Rodes não foi diferente, encontrávamos alegria por todo lado, como no restaurante Antika (Antique) de comida mediterrânea, com música grega ao vivo, o que contagiava os presentes numa atmosfera fantástica, até eu dancei… foi uma noite memorável!
As ilhas gregas têm o mais bonito colorido que já vi: o sol é o mais dourado, o mar é o mais azul e o céu o mais brilhante, Rodes não foge à regra, é linda! Espero poder voltar um dia a esse paraíso, perfeito para a lua de mel ou para uma viagem romântica.
Se for viajar para Rodes e quiser aproveitar ao máximo, consulte as agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores e peça um roteiro personalizado, para você.
Local: Catedral Metropolitana Madre de Deus de Porto Alegre. Data do casamento: 12 de outubro… Read More
Com foco no aumento de casamentos, instituto apresenta novo serviço personalizado para noivas Inaugurado em… Read More
A inauguração será durante a programação do Festival Dança em Trancoso e promete destacar o… Read More
A comemoração da união contou com a presença de amigos próximos e familiares no Hotel… Read More
Em cerimônia luxuosa, noivos celebraram o amor e a união ao lado de amigos e… Read More
A Casa das Canoas lançou uma nova experiência para seus clientes, assinada por dois renomados… Read More
Este site usa cookies.