Provence, terra da lavanda

Published by
Redação IC

Procura um lugar romântico para passar a lua de mel? Conheça a Provence, na França, uma região cheia de encantos, a começar pelos campos de lavanda!

A Provence, na França, é uma região muito bonita, com inúmeras atrações, por isso bastante procurada por turistas, mas nossa intenção, quando voltamos à Provence depois de alguns anos, era passear pelos campos de lavanda e sentir o perfume que  fica no ar na época da floração, tudo o mais seria complemento da viagem… e que excelente complemento!!!

Estudei muito qual seria o melhor mês e rota a fazer, (Routes de la Lavande) para visitar a Provence e ver os campos de de lavanda, fiquei sabendo, então, que existem diversas rotas e que o mês de julho, normalmente, é a época em que encontraríamos belos campos lilases e cheiro de alfazema no ar, contudo li que não há uma data fixa, podendo ser também antes ou depois de julho, dependendo de vários fatores climáticos… joguei com a sorte e marcamos a viagem para início de julho, ficando dez dias na região, em duas cidadezinhas diferentes, Fuveau e Charols, distante 180 km uma da outra, assim teríamos uma chance maior de ver os campos floridos…  deu tudo certo, basta ver fotos!

Saímos de Paris para Marselha no trem rápido, o TGV, chegamos em 3h e meia. Na própria estação alugamos o carro e partimos em direção à Fuveau, uma cidadezinha encantadora, bem provençal, e nos hospedamos na excelente Domaine Rampale, no meio de um grande parque e de frente para a montanha de Sainte Victoire e do seu platô de Cengle.

Foi perfeita nossa escolha, o hotel fica num local tranquilo e romântico, mas apenas a 20 minutos de Aix-en-Provence, terra do pintor Paul Cézanne, famoso pós impressionista. Fomos conhecer a bela cidade que tem o apelido de “burguesinha” ou “burquesa”, fundada pelos romanos em 123 aC…  ela é encantadoramente charmosa.

Passeamos pelas ruazinhas do centro histórico, andamos pela feira e visitamos a casa e o atelier de Cézanne, cujas pinturas, quase sempre, eram inspiradas na sua Provence, fosse natureza morta ou paisagens e nestas a montanha Sainte Victoire era presença constante.

Depois de dias maravilhosos em Fuveau partimos para Charols, outra pequena cidade provençal, e escolhemos o Château Les Oliviers de Salettes, um hotel de charme com spa e excelente restaurante, no meio de um lindo parque com campos de girassol e bem perto dos campos de lavanda. Foram dias romanticamente inesquecíveis!

Visitamos  Le Poet-Laval, a 8 Km de Charols, uma das mais belas “petites villages” da França, com casas do século XVI que foi a época áurea da cidade, com  ruínas da vila medieval, entre elas o castelo, do século XII, e a igreja.

Amamos conhecer as lojinhas que encontramos pelas rotas da lavanda que vendem cosméticos e perfumes feitos da lavanda, lembrei da empresa  L’Occitane en Provence que fabrica produtos com insumos provençais e tem lojas pelo mundo, inclusive no Brasil. Não podemos esquecer dos azeites, das azeitonas e das famosas ervas de Provence, também originárias desta região.

Há muitos passeios na Provence, no sudeste da França, pois é uma região que vai dos Alpes das planícies da Camargue até as plantações de oliveira e os campos de lavanda com paisagens lindas que mudam à medida que se roda pelas estradas.

Sua luminosidade e beleza no meio de uma tranquilidade sem fim inspiraram não só o famoso Cézanne, mas também o grande Van Gogh e o talentoso Picasso, além de escritores como Scott Fitzgerald, que no livro Suave é a Noite assim falou: “magia difusa do Sul doce quente … a noite de palha macia e a lavagem fantasmagórica do Mediterrâneo muito abaixo”!

Passamos dias fantásticos neste lugar colorido, perfumado e vibrante, depois continuamos nossa viagem por outros cantos da Provence, que em breve vocês verão aqui, na coluna Viagem Inesquecível. Aguardem!

Publicidade
Redação IC

Recent Posts

Um casamento com vibe carioca, muitas cores e samba no pé

Escola de samba, a vista mais deslumbrante do Rio e tudo que um casamento carioca…

% dias

Destination wedding em Portugal, com elementos clássicos e referências italianas

Quatro dias de festa + proposta contemporânea, combinada com elementos clássicos e de inspiração italiana.…

IC indica as tendências da estação para os vestidos de festa

Procurando inspirações para os vestidos de festa? Confira as dicas de Paula Aziz sobre as…

% dias

Em sintonia com o amor e em meio à natureza Luiza Duarte e Guilherme Beltrão se casam no Rio de Janeiro

No dia 25 de maio de 2024, Luiza e Guilherme disseram "sim" em uma cerimônia…

Enoturismo se destaca em destinos de Lua de Mel

Amor, vinho e belas paisagens tem sido aposta de muitos casais após a celebração do…

Semana da Alta-Costura de Paris: O paraíso das noivas com estilo

Se você, noiva, ainda está perdida na hora de escolher seu vestido, a Inesquecível Casamento…