Categories: Viagem Inesquecível

Os contrastes de Bilbao

Published by
Redação IC

Descubra a beleza de Bilbao, com museus e várias exposições ao ar livre. Você vai se surpreender!

Bilbao é uma cidade do País Basco, Espanha, fundada no  início do século XIV, conhecida até pouco tempo como importante  centro comercial e industrial na região costeira cantábrica, devido à sua grande atividade portuária, até que, em 1997, foi erguido o Museu Guggenheim, projetado pelo famoso arquiteto Frank Gehry. Este prédio vanguardista mudou o perfil da cidade fazendo com que passasse a receber muitos turistas, tornando-se hoje um dos lugares mais visitados da Espanha.

É realmente impactante a visão que se tem do prédio com sua superfície coberta de placas de titânio, lembrando escamas de peixe. Visto do rio, o museu assemelha-se a um barco, propositadamente, para homenagear a cidade portuária de Bilbao.

A coleção do museu é composta de obras contemporâneas,  as que mais me encantaram foram: Puppi, o enorme cachorrinho de flores, de Jeff Koons, que fica na frente da entrada do museu; as Tulipanes, também de Jeff Koons, um buquê de tulipas gigantes em forma de balões coloridos, feito em aço inoxidável com laca colorida translúcida; Mamá, de Louise Bourgeois, uma enorme aranha de bronze, mármore e aço inoxidável, com 9 m de altura, que tem um saco cheio de ovos  ligados a seu abdômen.

As exposições temporárias são principalmente de obras do século XX, a única permanente é La Materia del Tiempo, uma série de esculturas em aço desenhadas por Richard Serra, o interessante é que se anda por dentro dela.

Há quem diga que o edifício em si é mais importante do que as obras expostas, eu não diria desta maneira, mas sim que é tão importante quanto!…

Ficamos no excelente e moderno Gran Hotel Domine Bilbao, bem em frente ao museu, para poder admirar esta obra de arte arquitetônica o máximo de tempo possível e acabei sendo premiada com um belo pôr do sol, que pude apreciar do terraço do hotel, tendo ao fundo a vista do Guggenheim.

Na parte nova da cidade, perto do Museu Guggenheim, em frente ao belo Parque de Doña Casilda Iturrizar, fica o Museo de Bellas Artes de Bilbao considerado um dos melhores da Espanha com um rico acervo de obras que vão de esculturas góticas até pinturas de El Greco, Goya e Gauguin,  arte pop do século 20, além de pinturas de artistas bascos. Apreciamos muito a visita, para quem gosta de arte vale a pena conhecê-lo.

O centro histórico de Bilbao, século XIV,  fica no chamado Casco Viejo, ao lado do rio, é a parte mais bonita e animada da cidade com ruazinhas onde encontramos  belos prédios medievais, que fazem parte do patrimônio histórico,  ao lado de lojas, cafés, bares e restaurantes. Neste bairro fica a conhecida Plaza Nueva, a Catedral de Santiago e também a prefeitura da cidade, que ocupa o lugar onde outrora ficava o Convento de San Agustin, destruído durante a Primeira Guerra Carlista. O novo edifício foi concluído em 1900, projeto de Luis Aladren.

Muito nos encantamos em Bilbao com a fusão dos estilos moderno e antigo, fazendo uma composição perfeita, Roberto ficou fascinado com as fotos que fez, por isso dizem que esta cidade é feita para fotógrafos que encontram sempre ângulos fantásticos para clicarem.

A estação de trem de Bilbao, Estação Santander, tem uma fachada surpreendentemente bela e no seu interior um maravilhoso vitral, vale a pena ir até lá para admirar este prédio Art Nouveau.

O espanhol é um povo predominantemente católico, portanto há bonitas igrejas espalhadas pelo país. Em Bilbao, no bairro de Abando, entramos na Igreja de San Vicente, do século XVI, um exemplo de arquitetura gótica Basco ou “segunda Gothic”, consta que ela foi construída sobre uma ermida do século IX.

Os bascos, povo do norte da Espanha, são famosos no meio gastronômico por terem a cozinha mais sofisticada da Espanha, eu completaria dizendo: e também a mais saborosa com abundância de peixes e frutos do mar. Bilbao tem excelentes restaurantes, vários deles recomendados pelo guia Michelin.

Colocamos Bilbao no nosso roteiro especialmente para conhecer o Museu Guggenheim, mas nos surpreendemos com esta cidade de fortes contrastes, que agrada jovens e não tão jovens e que renasceu depois da construção do museu, recebendo milhões de turistas anualmente. Vá até lá, você vai gostar!

Publicidade
Redação IC

Recent Posts

Melodias do Amor: Como Felipe Borg transforma sentimentos em música

No universo das músicas de casamento, há um artista que se destaca por transformar sentimentos…

% dias

Cerimônia de casamento no Cristo Redentor: Noivos celebram união com vista panorâmica para o Rio de Janeiro

Local da cerimônia e recepção: Cristo Redentor Data do casamento: 26 de fevereiro de 2024. …

% dias

Um casamento com vibe carioca, muitas cores e samba no pé

Escola de samba, a vista mais deslumbrante do Rio e tudo que um casamento carioca…

% dias

Destination wedding em Portugal, com elementos clássicos e referências italianas

Quatro dias de festa + proposta contemporânea, combinada com elementos clássicos e de inspiração italiana.…

% dias

Profusão floral e nuances de azul marcaram este casamento clássico com toques de contemporaneidade

Um casamento clássico que entregou não só uma decoração repleta de cores e flores, mas…

% dias

IC indica as tendências da estação para os vestidos de festa

Procurando inspirações para os vestidos de festa? Confira as dicas de Paula Aziz sobre as…

% dias

Este site usa cookies.