Fotos Roberto Pereira
Portofino, pequena colonia de pescadores, começou a ficar conhecida como um local exclusivo e seleto para férias e fins de semana de ricos e famosos nos anos 60, quando milionários e artistas a descobriram e passaram a atracar seus iates e veleiros nesse porto.
Hoje Portofino não é só lugar de luxo e sofisticação, mas também um destino para turistas de todas as idades, aliás muitos cruzeiros pelo Mediterrâneo oferecem passeios a esse belo local, quando param em Gênova.
Portofino é uma festa, todo dia, o dia inteiro!
Fomos conhecer o Centro Internacional de Esculturas a Céu Aberto, que faz parte do museu de Portofino. Bonitas esculturas se espalham pelo parque e, como sempre, a vista é deslumbrante. Imperdível!
A pequena Igreja de San Giorgio está localizada no alto de Portofino de onde se tem uma linda vista da baía e de parte da cidade. A caminhada é íngreme, mas a vista que se tem compensa tudo e como católicos aproveitamos a visita para agradecer a Deus todas as graças recebidas.
O número de joalherias, lojas de grifes e restaurantes é espantoso se lembrarmos que é uma localidade muito pequenina.
Não se pode deixar de fazer um passeio de barco. Há sempre muita gente, mas as saídas são frequentes e o que nos espera vale o sacrifício: Portofino é bela mesmo de longe.
Os hotéis são muito caros, mesmo os de 3 estrelas, portanto uma boa opção é se hospedar na pitoresca Santa Margherita de Ligure ou em Rapallo, cidades com boa rede hoteleira por melhores preços e bem próximas a Portofino. Estacionamento não é problema, pois há um edifício garagem com muitas vagas, não sei se no alto verão será tão fácil conseguir estacionar. Há também ônibus e táxis que ligam as duas cidades a Portofino.
Um maravilhoso hotel, conhecido mundialmente, com vista espetacular para a baía de Portofino, serviço impecável, restaurante recomendado, é o
Hotel Belmond Splendido, da mesma rede do nosso
Belmond Copacabana Palace e Belmond Hotel das Cataratas, nele você vai se sentir fora do mundo, tal o luxo e refinamento que vai encontrar.
Se você quiser conhecer o Belmond Splendido Hotel sem ficar hospedado nele, pode fazer uma reserva para almoço ou jantar, sem esquecer de pedir uma mesa com bela vista, ou então ir apenas beber um drink no bar do hotel, com certeza será sempre tratado como VIP.
Adoramos Portofino, a Riviera Italiana, cidade alegre e cheia de charme onde passamos dias felizes e despreocupados … dolce far niente di la dolce vita!