Liverpool, uma agradável e bonita cidade marítima na Inglaterra, ficou famosa a partir dos anos 60 por ser a terra dos Beatles, porém muito antes disso, entre os séculos XVIII e XX, foi um importante porto comercial e de migração, principalmente de irlandeses. Liverpool teve sua história sempre ligada ao mar.
Não era uma cidade turística até que a popularidade dos Beatles fez com que começasse a ser vista como um lugar interessante. Realmente vale a pena conhecer Liverpool com suas galerias de arte, museus e monumentos, além dos emblemáticos edifícios mercantis “Three Graces” – Royal Liver Building, Cunard Building e Port of Liverpool Building – que ficam no Pier Head. Depois de Londres, é a cidade inglesa que tem a maior coleção de museus e galerias de arte, e o melhor é que todo este patrimônio cultural de Liverpool fica no “coração” da cidade, facilitando a todos conhecer as atrações do lugar.
Quando houve a comemoração do 800º aniversário da fundação de Liverpool, em 2007, muitos eventos foram programados e foi tamanho o sucesso que a cidade foi eleita a Capital Europeia da Cultura no ano seguinte.
O Tate Museum de Liverpool, como todos os museus Tate, é imperdível pela sua coleção de arte moderna e contemporânea britânica e internacional. Fica num dos bonitos prédios da Albert Dock Waterfront. Tivemos a sorte de ver a exposição temporária de Marc Chagall, o artista francês-russo, de origem judaica, um modernista super versátil porque tem obras em quase todos os formatos artísticos, tais como: pintura, ilustrações de livros, vitrais, cerâmicas, tapeçarias, entre outras.
O Albert Dock , na parte antiga da cidade, onde funcionaram os armazéns e toda a parte administrativa das docas, hoje é um complexo de lojas, cafés, bares e restaurantes, excelente local para se almoçar ou lanchar depois da visita aos museus ou ao Beatles Story, que também fazem parte deste complexo. Há no Albert Dock dois hotéis com bom preço, Holiday Inn Express e Premier Inn, para aqueles que quiserem ficar bem no centro das principais atrações da cidade.
O Museu Marítimo de Merseyside é muito interessante, nele encontramos muitas informações sobre a vida marítima, sobre a história do porto e sobre o naufrágio do Titanic, fatos e lendas sobre a tragédia, afinal o Titanic foi um navio registrado em Liverpool e a sede da empresa náutica ao qual ele pertencia era em Liverpool. No terceiro andar do prédio do museu fica o Museu Internacional da Escravidão.
Para os fãs do Beatles é imperdível conhecer o The Beatles Story, o pequeno “museu” dos Beatles, nele vimos a história da banda e de seus componentes: John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star, além dos cenários, objetos, figurinos, memorabilia e fotografias exclusivas do grupo, enfim muita coisa interessante sobre eles. Tem áudio guia gratuito em 10 idiomas, inclusive português, para ouvir a “História Viva” da banda dos quatro jovens de Liverpool.
Num belo e moderno prédio fica o Museum of Liverpool, nele encontramos tudo sobre a geografia, história e cultura da cidade. Há uma grande coleção arqueológica que reflete a mudança de vida e experiências das pessoas que vivem na região nos últimos 9 mil anos. A coleção de meio de transporte terrestre tem mais de 200 veículos, desde a locomotiva Lion, construída em 1838, até um Range Rover Evoque a partir de 2011. Sem esquecer das exposições sobre os Beatles e o futebol, afinal o time da cidade, Liverpool FC é mundialmente conhecido.
A Catedral de Liverpool, em estilo neogótico britânico, foi projetada pelo mesmo arquiteto que desenhou as charmosas cabines telefônicas inglesas tradicionais, Sir Giles Gilbert Scott. Do alto da torre da igreja tem-se uma bela vista da cidade.
Há na cidade uma área comercial que foi totalmente revitalizada, nela construíram um shopping a céu aberto, a dez minutos a pé do Albert Dock, o Liverpool ONE, com muitas lojas, cinemas, bares e restaurantes. Ficamos num apartamento do BridgeStreet at Liverpool ONE, com excelente localização e muito confortável, que faz parte do empreendimento Liverpool ONE.
Sinceramente eu não esperava que Liverpool fosse tão bonita e interessante com atrações imperdíveis. É uma cidade alegre e divertida, cheia de jovens, talvez porque tenha uma excelente universidade, 8 vencedores do Prêmio Nobel estudaram nela. Amei os dias passados em Liverpool, quem sabe voltaremos um dia, pois fica apenas a duas horas de trem de Londres.
Local: Catedral Metropolitana Madre de Deus de Porto Alegre. Data do casamento: 12 de outubro… Read More
Com foco no aumento de casamentos, instituto apresenta novo serviço personalizado para noivas Inaugurado em… Read More
A inauguração será durante a programação do Festival Dança em Trancoso e promete destacar o… Read More
A comemoração da união contou com a presença de amigos próximos e familiares no Hotel… Read More
Em cerimônia luxuosa, noivos celebraram o amor e a união ao lado de amigos e… Read More
A Casa das Canoas lançou uma nova experiência para seus clientes, assinada por dois renomados… Read More
Este site usa cookies.