Cenário medieval, digno de contos de fada e muita cultura e história para vocês aproveitarem a viagem a dois. Conheça Lindau!
Saímos de Liechtenstein ainda encantados com aquele país tão pequenino, uma hora depois chegamos a Lindau, uma ilha no lago Constança, chamado de lago Bodensee ou Lago Konstanz, na Baviera Alemã. Sabe aquele lugar que parece cenário de contos de fada? Pois assim é Lindau, uma bela cidade, aos pés do monte Pfänder, com maravilhosos jardins, um centro histórico medieval e, logicamente, cheia de turistas apreciando não só a paisagem, mas também os belos prédios com pinturas tradicionais do sul da Alemanha.
A entrada do porto é o ponto mais turístico da cidade, de um lado o leão da Baviera e do outro, o novo farol, de 1856. Se você quiser pode subir pela escada de madeira em espiral, são 139 degraus. Nós não fomos até lá em cima, mas dizem que a vista é deslumbrante. Há passeios durante todo o dia pelo lago Constança, uns mais curtos e outros mais longos, passando pela Áustria e Suíça, todos saem deste porto e você pode comprar a passagem na bilheteria em frente.
A cidade é muito animada com lojinhas, restaurantes, cafés pitorescos e suas charmosas ruazinhas de pedras com casas coloridas. Muitos turistas fazem da beira do lago sua praia e lá ficam aguardando o lindo pôr do sol, aliás o “point” de Lindau é em frente ao porto. Os cafés e restaurantes ficam lotados o tempo inteiro com gente de todas as idades, artistas de rua se espalham pelo centro fazendo retratos pintados ou caricaturas, também há os artesãos que vendem seus produtos em barraquinhas e quiosques.
A fachada da Old Town Hall, de 1422, antiga prefeitura, tem uma beleza tão impactante que mesmo que você não seja amante de fotos não vai conseguir passar por este prédio sem antes tirar uma foto, mesmo que seja de celular. Atualmente as reuniões do conselho da cidade são realizadas neste lugar, assim como recepções oferecidas pelos governantes da cidade.
Fomos visitar o Stadtmuseum, museu da cidade, nele você encontrará a história de Lindau, uma pena que as informações sejam somente em alemão, mesmo assim foi interessante e tivemos a sorte de ver a exposição temporária de Matisse, o que eu adorei!
Diebsturm, Torre dos Ladrões, fica ao lado da igreja de São Pedro, a Peterskirche, é uma torre medieval (século XIV), foi prisão no passado, daí o seu nome. Muitos chamam de torre de Rapunzel pelo seu formato circular, seu telhado colorido e suas janelas pequeninas, bem torre de histórias infantis!
A catedral católica da cidade, igreja de Nossa Senhora, de 1748, a, é uma belíssima obra em estilo barroco alemão, bem rococó. Interessante é que por fora não temos ideia da riqueza interior desta igreja, fiquei maravilhada!
Há bons e charmosos hotéis no centro histórico, excelentes para os jovens ou para os que gostam de vida noturna animada, mas preferimos ficar na tranquilidade de uma cidadezinha austríaca, às margens do lago Constança, a 15 minutos de Lindau, em Lochau bei Bregenz. Hospedam0-nos no ótimo Fritsch am Berg com vista panorâmica espetacular do Lago de Constança, pois está situado num imenso terreno no alto da colina. Nossa escolha deu-se também por ser um hotel spa moderno, com muito conforto, excelente restaurante e, pelo que oferece, preço imbatível na região.
Fomos também visitar Bregenz, cidade com 2.000 anos, que é muito conhecida atualmente pelos que apreciam arquitetura contemporânea e pelos que gostam de atividades ao ar livre como fazer trilhas, andar de bicicleta, praticar mountain bike, parapente ou esportes aquáticos.
Os Festivais de Bregenz, que acontecem há mais de 150 anos, são realizados num impressionante cenário sobre o lago e o da Primavera de Bregenz (Bregenzer Frühling) é o mais famoso, quando turistas do mundo inteiro chegam em Bregenz para participar deste evento.
Há um trem panorâmico no monte Pfänder, vale a pena fazer o passeio e desfrutar das lindas paisagens das montanhas suíças e do lago Constança.
Agradeço aos nossos amigos Meg e Alexandre Milessis, da Gotas de Mel Turismo, os dias inesquecíveis que passamos em Lindau, pois foram eles que insistiram para que ficássemos uns dias nesta bela e tranquila região antes de irmos para Zurich.