Havana e seus Contrastes

Published by
Redação IC

Pensando em conhecer Havana?

Chegamos em Havana de navio e passamos dois dias explorando a cidade. Há muito o que ver, a cidade é um cenário perfeito para fotógrafos e turistas que gostam de conhecer culturas diferentes e ver in loco como uma cidade parou no tempo. Na “Habana Vieja”  ao lado de bonitas construções restauradas de arquitetura espanhola colonial, encontram-se casarões decadentes.
Nas ruas do centro histórico, algumas mal cuidadas, você encontra charretes, conversíveis da década de 1950, coco táxi (um triciclo que tem o lugar dos passageiros em forma de meio coco) e carros velhos, mas, para nossa alegria, por toda parte você ouve o som da música cubana, ritmo gostoso, influência dos colonizadores espanhóis e dos escravos trazidos da África.


Leia mais

+ 5 dicas para organizar o seu destination wedding

 St. Barth: infinitos tons de azul

+ 10 situações desconfortáveis que todos os noivos passam


Foram dois dias intensos, no primeiro dia saímos caminhando pela Havana Velha pela manhã e à tarde fomos passear de conversível e conhecer outras atrações de Havana. No segundo dia passeamos de charrete e voltamos ao centro histórico para ver o que não deu para conhecer no primeiro dia.
Logo ao sair do porto Sierra Maestra  fica a  restaurada Plaza de San Francisco de Assis, do século XVI, construída pelos espanhóis, servia de parada para os galeões a caminho das Índias. Nela ficam a Fuente de Los Leones, a Igreja e Convento de San Francisco de Assis que hoje é o Museu de Arte Sacra. Não resisti e tirei uma foto com uma cubana que fica na praça e por U$5 “fantasia” os turistas para o clique, amei!

A Plaza de Armas é a praça mais antiga de Havana, antiga Plaza de la Iglesia do início de 1500. É um passeio interessante, ao seu redor está o antigo Palácio dos Capitães, atualmente é o Museu da Cidade.
Plaza de la Catedral, para mim, é a mais bonita, nela se encontra a belíssima Catedral de Havana, o melhor exemplo de do barroco cubano do século XVIII, aí assisti à missa dominical ao meio dia, foi emocionante. Também na praça, ficam as mansões barrocas aristocráticas do século XVIII.


Plaza Vieja é muito antiga, século XVI, mas o incrível é que é “jovial”, cheia de bares ao redor com mesinhas na calçada e música ao vivo, há também as lojinhas vendendo artesanato e os famosos charutos cubanos, dizem que o melhor do mundo é o Partaga. Ao final da tarde as crianças chegam alegremente para jogar bola ou brincar com os pombos.

Passeamos de charrete pela Havana Vieja e passamos pela famosa  Calle O’Reilly onde sentimos a decadência da cidade, espero que seja restaurada em breve, assim como muitas ruas do centro histórico!


O Gran Teatro de La Habana, projeto do arquiteto belga Paul Belau, é muito bonito e vale a pena conhecê-lo.

O Capitólio de Havana, construído em 1929, foi inspirado no Capitólio dos Estados Unidos, está sendo restaurado e será aberto à visitação.

Achei muito bonito o Palacio del Conde Lombillo, foi construído em 1741 e está completamente restaurado. Seu interior é muito bonito.

Um passeio inesquecível foi andar num velho conversível da década de 50. Passeamos pelo Malécon, pela Avenida dos Presidentes, pela Quinta Avenida até chegar à Plaza de la Revolución.  Foi muito divertido.

Malécon é a orla de Havana, onde se pode fazer caminhadas durante todo o dia, mas ao entardecer é um belo passeio, o pôr do sol é deslumbrante. Os cubanos amam este local, onde namoram, encontram os amigos, fazem esportes, enfim é uma área de lazer perfeita para todas as idades.

A Fortaleza de San Carlos de la Cabaña, na verdade um complexo de fortalezas do século XVIII, construída pelos espanhóis, é a maior da América espanhola, fica numa colina, na entrada do porto de Havana junto com o Castelo do Morro. O lugar é perfeito para fotos, pois a vista é muito bonita.


Atualmente a Plaza de la Revolución é a mais importante para o governo de Cuba, lá acontecem todas as manifestações políticas. Não é bonita  apesar de enorme, parece mais um grande estacionamento e é muito diferente das antigas praças da cidade. Ao seu redor ficam edifícios com salas comerciais e lojas, em dois deles estão murais de fotos famosas de Che Guevara e Camilo Cienfuegos, os revolucionários de Cuba. Se quiser conhecer, vá ao final da tarde, como não tem árvores na praça, o local é muito quente.

Algumas informações importantes para quem vai a Cuba: é necessário visto de entrada, seguro saúde, vacina de febre amarela. Você é obrigado a trocar dólares ou euros pela moeda CUC, que é o dinheiro cubano para turistas, o melhor é trocar euro porque 1 euro = 1 CUC, 1 dólar vale menos que 1 CUC. Beba somente água mineral e cuidado ao escolher os restaurantes.
Não conhecemos as praias que dizem ser muito bonitas com bons resorts , onde muitos casais passam a lua de mel, para quem for casar vale conferir. Gostamos de ter ido à Havana, é uma cidade decadente, mas que está sendo restaurada aos poucos, tem muita coisa bonita para se ver, seu povo, apesar de sofrido, é simpático e trata bem os turistas. Espero que daqui a alguns anos Cuba se transforme num belo e alegre paraíso turístico como suas irmãs caribenhas!
Publicidade
Redação IC

Share
Published by
Redação IC

Recent Posts

Um casamento com vibe carioca, muitas cores e samba no pé

Escola de samba, a vista mais deslumbrante do Rio e tudo que um casamento carioca…

% dias

Destination wedding em Portugal, com elementos clássicos e referências italianas

Quatro dias de festa + proposta contemporânea, combinada com elementos clássicos e de inspiração italiana.…

% dias

IC indica as tendências da estação para os vestidos de festa

Procurando inspirações para os vestidos de festa? Confira as dicas de Paula Aziz sobre as…

% dias

Em sintonia com o amor e em meio à natureza Luiza Duarte e Guilherme Beltrão se casam no Rio de Janeiro

No dia 25 de maio de 2024, Luiza e Guilherme disseram "sim" em uma cerimônia…

% dias

Enoturismo se destaca em destinos de Lua de Mel

Amor, vinho e belas paisagens tem sido aposta de muitos casais após a celebração do…

% dias

Semana da Alta-Costura de Paris: O paraíso das noivas com estilo

Se você, noiva, ainda está perdida na hora de escolher seu vestido, a Inesquecível Casamento…

% dias

Este site usa cookies.