Roma é a minha cidade inesquecível, nela passei a semana mais maravilhosa da minha vida, pois foi a primeira cidade do meu roteiro de lua de mel… já se passaram cinquenta anos e o meu encanto por Roma permaneceu o mesmo em todas as vezes em que voltamos a esta cidade.
Há inúmeros sites de turismo com informações sobre o que fazer e o que conhecer em Roma. Não tenho a pretensão de fazer maravilhosos roteiros turísticos na minha coluna, apenas gosto de escrever sobre o que acho interessante nas viagens que fazemos, nesta matéria falo sobre os imperdíveis, a meu ver, pontos turísticos de Roma.
Conhecer o Coliseu é imperioso para quem vai à Roma, na última viagem retornamos ao icônico Coliseu num sábado à tarde e fiquei impressionada com a quantidade de noivos sendo fotografados no local, soube então que atualmente é o local preferido dos nubentes para fazerem o “Wedding Street”
Roberto fotografou vários casais em frente ao que é considerado um dos mais grandiosos monumentos da Roma Antiga, construído em 72 dC, por ordem do imperador Vespasiano para ser a arena de combate entre gladiadores, lembrando que no Coliseu houve as mais cruéis matanças de cristãos!
Na mesma região do Coliseu fica o Forum Romano, construído por volta do século II aC, para quem vai à Roma é imperioso conhecê-lo… também é um lugar escolhido pelos noivos para o “Wedding Street”.
A Piazza Navona e toda a área ao redor faz parte do centro histórico, tem mais de 2000 anos! Sempre foi um lugar requintado e de residências de nobres e da elite da Igreja Católica, por isso há ricas igrejas, praças com maravilhosas fontes e lindos palácios, inclusive num deles, no Palácio Pamphilj, está a Embaixada do Brasil, se quiser conhecer pode agendar a visita no site… somos um povo rico!?
Os turistas lotam a Piazza Navona e os bares e cafés ao redor, é um local muito alegre e vale a pena ir até lá.
Uma das ruas mais elegantes de Roma é a Via dei Condotti, nela estão as lojas das mais conhecidas e caras grifes do mundo como: Dior, Gucci, Valentino, Hermès, Armani, Jimmy Choo, La Perla, Prada, Salvatore Ferragamo, Furla, Burberry, Céline, Dolce & Gabbana, Bulgari, Tod’s, Zegna, Cartier, Tiffany & Co., Louis Vuitton. Fiquei impressionada com a fila para comprar na loja da Gucci que estava em promoção, inacreditável… era tanta gente que o segurança só deixava entrar alguém quando uma pessoa saía!
O Antico Caffè Greco é imperdível, ele está na Via dei Condotti 86 desde 1760, Stendhal, Goethe, Byron e Liszt, entre outros famosos, frequentaram este café, vá até lá e, no mínimo, beba um expresso ou um capuccino com uma fatia de tiramisu ou de bolo de frutas e passe a fazer parte deste histórico lugar, você vai gostar!
Este bairro é muito alegre, com muitos turistas jovens, é cheio de lojas, cafés e restaurantes. A estação de metrô Spagna, da linha A, liga rapidamente esta parte da cidade ao Vaticano e à estação central de trem o que facilita bastante para os turistas. Temos nos hospedados ultimamente neste bairro, na Via Mario de Fiori, no Hotel Condotti, um acolhedor e charmoso hotel boutique, a 100 metros da Via dei Condotti, com um elegante lobby com pisos de mármore, antiguidades, tapeçarias e candelabros venezianos.
A Via dei Condotti começa na Piazza di Spagna, onde ficam as Scalinata di Spagna, é outro local de Roma que os turistas adoram! No século XVII foi construído um palácio para sede da embaixada da Espanha nesta praça, por isso o nome. A escadaria foi construída para ligar a praça à igreja Trinità dei Monti que fica no alto.
O Pantheon é o templo de todos os deuses, das construções antigas de Roma é a mais bem preservada, construída por ordem do imperador Adriano em 118 dC, o interessante no monumento é o óculo, abertura circular no alto e no centro que deixa a luz passar. No século XVII os cristãos diziam que o lugar estava infestado de demônios e o transformaram numa igreja. Atualmente fica lotado de turistas que vão conhecer o magnífico Pantheon onde se encontram diversos túmulos inclusive um imenso sarcófago de mármore onde estão enterrados vários reis.
A Fontana di Trevi faz parte do imaginário de muita gente e foi cenário de filmes famosos como La dolce vita, A princesa e o plebeu e A fonte dos desejos. É a maior fonte barroca de Roma, toda em mármore travertino, mas as estátuas são de mármore de Carrara. Dizem que se você jogar uma moeda na fonte, você voltará à Roma, talvez seja verdade, porque sempre jogamos uma quando vamos à Roma e já voltamos lá várias vezes…
Da última vez em que estivemos em Roma, voltamos ao hotel de nossa lua de mel, um antigo e belo cinco estrelas, o Hotel Majestic Roma, na Via Veneto, para tomar um bellini no elegante Majestic Bar e recordar dias inesquecíveis… À la recherche du temps perdu (Em busca do tempo perdido)!
Sempre que vou à Roma visito o Vaticano, o menor país do mundo e sede da Igreja Católica, não somente por ser católica, mas também porque o acervo de obras de arte dos seus museus é riquíssimo, sem contar a beleza da Basílica de São Pedro, onde sempre podemos admirar a magnífica Pietà de Michelangelo e também revisitar a maravilhosa Capela Sistina cujo teto contém afrescos de Michelangelo com cenas do Gênesis.
Para visitar a Capela Sistina e os Museus do Vaticano nós compramos online os bilhetes de entrada e foi ótimo, porque assim se pode escolher o horário e tipo de visita e não se enfrenta as enormes filas da bilheteria. Atenção: Para visitar a Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano não são permitidos bermudas, minissaias, chapéus ou blusas sem mangas, assim como em quase todas as igrejas de Roma.
O museu guarda peças valiosíssimas da arte egípcia, etrusca, grega, romana, medieval e tem uma pinacoteca com obras dos maiores pintores italiano: Raphael, Michelangelo e Leonardo da Vinci. Para quem admira arte e gosta de visitar museus o ideal é tirar um dia para ir ao Vaticano e aproveitar para tomar café da manhã, almoçar ou lanchar no restaurante do museu que dá para o lindo jardim interior.
Quando comecei a aprender Latim eu tinha onze anos e fiquei fascinada com a leitura da primeira lição do livro: o mito da fundação de Roma em que os gêmeos Rômulo e Remo encontrados nas águas do Rio Tibre foram salvos e alimentados por uma loba. Depois de adultos, Rômulo matou Remo e fundou Roma, no século VIII a C. A partir desta aula meu sonho era conhecer Roma, “a cidade eterna“, assim chamada pelos romanos que acreditavam que Roma continuaria existindo para sempre… acho que acertaram!
Gostou? Veja mais destinos aqui na coluna Viagem Inesquecível!
Local: Catedral Metropolitana Madre de Deus de Porto Alegre. Data do casamento: 12 de outubro… Read More
Com foco no aumento de casamentos, instituto apresenta novo serviço personalizado para noivas Inaugurado em… Read More
A inauguração será durante a programação do Festival Dança em Trancoso e promete destacar o… Read More
A comemoração da união contou com a presença de amigos próximos e familiares no Hotel… Read More
Em cerimônia luxuosa, noivos celebraram o amor e a união ao lado de amigos e… Read More
A Casa das Canoas lançou uma nova experiência para seus clientes, assinada por dois renomados… Read More
Este site usa cookies.