Eger, a bela cidade barroca da Hungria

Published by
Redação IC

Budapeste é linda e majestosa, mas o interior da Hungria é belo e adorável. Eger, há uma hora e meia de Budapeste, a chamada “jóia do barroco húngaro”, foi uma das cidades mais alegres e encantadoras que conheci.




Ficamos três dias em Eger e tivemos a sorte de ver a tradicional dança folclórica húngara, era um sábado pela manhã e pelas ruas e praças da cidade havia grupos de crianças, jovens e adultos dançando ao som de instrumentos como a ‘Dudmaisis’, conhecida como ‘tömlösíp’ ou ‘börduda’, uma espécie de gaita de foles.



No centro histórico encontra-se a famosa fortaleza do século XVI, a segunda maior Basílica da Hungria, igrejas barrocas, o minarete turco e  prédios dos séculos XVII e XVIII, além de muitos restaurantes e lojas de vinho, onde provamos vinhos excelentes, como a Egri leányka (Mocinha de Eger), Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir e o mais famoso: o Egri Bikavér (Sangue de touro de Eger), aliás há muitos vinhedos em Eger e visitá-los é um dos programas preferidos dos turistas.




Visitamos a fortaleza do século XVI, construída sobre ruínas de um antigo forte de pedras, nela estão também as ruínas do Castelo de Eger. A   entrada é paga, mas dá direito a visitar o Palácio Gótico,a galeria de artes e as passagens subterrâneas, além de se apreciar a linda vista. Aos domingos há espetáculos com representação das batalhas travadas na fortaleza.



A única lembrança do domínio turco em Eger é o  Torok Kori Minaret, conhecido como minarete turco. Os húngaros tentaram por diversas vezes destruí-lo, mas não conseguiram. Atualmente os turistas sobem para apreciar a vista, contudo a torre é alta e a escada é muito estreita e de subida demasiadamente difícil, por isso não fomos até lá em cima.

A maioria do povo húngaro professa a religião católica,  apesar do Estado ser laico, por toda a Hungria tem igrejas lindas, em Eger não é diferente. Uma das mais visitadas, até porque fica no centro histórico é a Igreja de Santo Antonio de Pádua, conhecida por Igreja de Minarote, na praça Dobo. A Catedral Basílica de Eger tem um nome enorme  “Catedral Metropolitana da Basílica de São João Apóstolo e Evangelista, São Miguel e a Imaculada Conceição”, seu interior é muito bonito.


Muitos turistas preferem em Budapeste fazer um “bate e volta” de um dia em Eger, mas aconselho a ficar no mínimo dois dias para curtir a cidade, realmente é linda e nela tem muito o que ver. Hotéis não faltam, dos simples aos hotéis butiques, há também restaurantes espalhados por toda a cidade.

Não sei se um dia voltarei à Eger, mas nunca esquecerei os dias agradáveis e alegres que passei neste incrível lugar de atmosfera perfeita, cheio de atrações e onde apenas caminhar por suas ruas ou passear pelas  calçadas e pontes do pequeno rio Eger-Patak é um prazer.

 
Publicidade
Redação IC

Share
Published by
Redação IC

Recent Posts

Destination wedding em Portugal, com elementos clássicos e referências italianas

Quatro dias de festa + proposta contemporânea, combinada com elementos clássicos e de inspiração italiana.…

% dias

IC indica as tendências da estação para os vestidos de festa

Procurando inspirações para os vestidos de festa? Confira as dicas de Paula Aziz sobre as…

% dias

Em sintonia com o amor e em meio à natureza Luiza Duarte e Guilherme Beltrão se casam no Rio de Janeiro

No dia 25 de maio de 2024, Luiza e Guilherme disseram "sim" em uma cerimônia…

% dias

Enoturismo se destaca em destinos de Lua de Mel

Amor, vinho e belas paisagens tem sido aposta de muitos casais após a celebração do…

% dias

Semana da Alta-Costura de Paris: O paraíso das noivas com estilo

Se você, noiva, ainda está perdida na hora de escolher seu vestido, a Inesquecível Casamento…

% dias

Perrier-Jouët ofereceu almoço exclusivo para inauguração do espaço Gold Solarium no Fairmont Rio

Com vista para a praia de Copacabana, um dos cenários da cidade mais conhecidos e…

% dias

Este site usa cookies.