Córdoba fica na região de Andaluzia, sul da Espanha, e recebe milhares de turistas por ano, que vão conferir beleza, cultura e gastronomia desta aprazível cidade fundada pelos romanos em 206 AC.
Mais tarde sobreviveu às invasões bárbaras, depois foi dominada pelos muçulmanos até ser conquistada por Fernando III de Leon e Castela. Atualmente é uma das mais lindas e alegres “cidades árabes” da Espanha.
Tem o apelido de “Cidade das Três Culturas“, por causa da enorme influência que recebeu de cristãos, judeus e muçulmanos durante muitos séculos.
Abaixo a Ponte Romana, do século I, que liga o centro da cidade ao outro lado do rio Guadalquivir, restaurada há poucos anos, tem uma construção singular, com suas sapatas e seus 16 arcos.
O mais visitado monumento da cidade é a Mezquita de Cordoba, maravilhosa construção do século X, durante a ocupação islâmica. Quando o rei católico Fernado III, o Santo, reconquistou a província de Córdoba, passou a ser uma catedral.
Tudo é belo nessa mesquita, mas ficamos deslumbrados, principalmente, com as colunas simétricas, a abóboda magnífica e o impactante Mihrab, o nicho de oração.
A Porta de Almodóvar, do século X, na foto que ilustra a matéria, é uma das três portas que restam na admirável muralha medieval que protegia a cidade.
O encanto da cidade espalha-se pelas ruelas e becos, pelas casas e pelos jardins. Os pátios cordobeses são tão famosos que anualmente há um festival para eleger os mais bonitos.
Dizem que o coração da cidade é o bairro da Juderia, no qual se tem a sensação de estarmos parados no tempo. Visitar a Sinagoga de Córdoba é imperdível, construída no século XIV, é uma das três mais bem preservadas na Espanha (as outras duas estão em Toledo).
Há uma praça homenageando o médico, filósofo, matemático e físico judeu Maimônides, que nasceu em Córdoba, um dos mais famosos pensadores medievais.
Ficamos no emblemático Hotel Hospes Palacio del Bailío, no centro histórico da cidade, um antigo palácio que tem quatro típicos pátios andaluzes, com flores, frutas e ervas, porém o mais fascinante pátio é o central, onde fica o restaurante, ele tem um piso de vidro, através do qual vemos ruínas de uma vila romana do século I DC. Inacreditável, um “hotel museu”!
Esse lindo e luxuoso cinco estrelas é Monumento Histórico, nele foi feito um maravilhoso trabalho de restauração que preservou os afrescos originais do século XVII por todo hotel.
Córdoba, como toda Andaluzia é repleta de laranjeiras, outra herança moura, e o hotel não fugiu à tradição: provamos deliciosas laranjas que caíam nos pátios do Hotel Hospes Palácio del Baílio.
Hoje em dia, em que os povos vivem em conflito, Córdoba mostrou que se podia conviver harmoniosamente, mesclando culturas diferentes que nos deixaram uma imensa riqueza não só cultural, mas também arquitetônica.
Depois de conhecer esse belo lugar, penso que Sêneca (4 AC – 65 DC), filósofo romano que lá nasceu, quando disse: “Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida” estava em Córdoba.
Os romanos fizeram da cidade um lugar de veraneio, posso afirmar que é realmente um destino encantador para férias ou lua de mel, com restaurantes e hotéis excelentes, bares e boates animados, lojas e butiques de bom gosto, tudo isso à espera de vocês. As agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores estão à disposição para fazer um perfeito roteiro de sonho para a sua viagem.
Veja como a marca une tradição e ancestralidade em ternos sob medida Fundada em 2015,… Read More
O design dedicou sua criatividade ao desafio de assinar o acervo da marca, adicionando ainda… Read More
Local: Catedral Metropolitana Madre de Deus de Porto Alegre. Data do casamento: 12 de outubro… Read More
Com foco no aumento de casamentos, instituto apresenta novo serviço personalizado para noivas Inaugurado em… Read More
Pelo olhar da estilista, vestidos de festa ou de noiva não são apenas peças de… Read More
A inauguração será durante a programação do Festival Dança em Trancoso e promete destacar o… Read More
Este site usa cookies.