A Capadócia é uma região diferente de tudo o que se vê em passeios pelo mundo e surpreende pela sua paisagem invulgar e por sua História riquíssima. Há muito a fazer nesta região, mas sobrevoá-la de balão é o melhor dos programas. Ver de cima os vales e as famosas Chaminés das Fadas e ao redor, inúmeros balões coloridos, é belo e emocionante.
Antes do amanhecer o transporte nos apanhou no hotel para o sonhado passeio de balão. Chegando ao local de encontro uma mesa com bebidas quentes, pães e bolos estava à disposição para quem quisesse tomar o café da manhã, enquanto os pilotos e funcionários enchiam os balões e verificavam se tudo estava em ordem.
É impressionante o tamanho desses balões. Vejam na foto a proporção entre o homem e o balão.
Chega, então, o grande momento. Entramos no balão, éramos 20 turistas e o piloto… começa a aventura.
Flutuamos, literalmente, durante 60 minutos pelos céus da Capadócia e é impossível descrever esta sensação! Estávamos acima de outros balões. A emoção toma conta de todos, é um espetáculo inesquecível.
Aos poucos, bem lentamente, o piloto vai manobrando a descida e as “chaminés de fada” vão se aproximando…
Depois do passeio há brinde com espumante e todos recebem o diploma de voo. Ao voltarmos para o nosso hotel caverna, o excelente MDC CAVE HOTEL, um gostoso café da manhã nos esperava.
Não pensava encontrar na Capadócia um hotel como esse, tão bonito e confortável, com tudo o que os mais modernos hotéis podem oferecer. O MDC Cave Hotel combinou a estrutura das cavernas existentes há 200 anos com o estilo otomano clássico e o design atual.
As suítes, apesar de antigas cavernas incrustadas nas montanhas, têm todas as comodidades que se espera de um hotel de luxo e contam com varanda, sala íntima, sempre com café, chá, água, vinho e frutas como cortesia.
Há uma grande banheira de hidromassagem em todos os banheiros das suítes, que são em mármore turco. Um luxo!
O que vimos de cima, no passeio de balão, fomos conhecer in loco, como o Vale do Gôreme, com incríveis igrejas escavadas nas rochas com afrescos do séc. XI; a cidade subterrânea de Kaymakli, antigamente habitada por cristãos perseguidos; o Vale de Dervent e o vinhedo de Pasabag com as Chaminés das Fadas; o Vale do Cavusin.
Fomos também à cidade de Avanos, conhecida pelas suas tapeçarias e pela sua cerâmica feita de barro vermelho, além da sua cidade velha com casas de pedras e vista sobre o rio. Visitamos um grande ateliê de cerâmica, cujas belas peças são feitas por exímios artesãos.
Assistimos à dança dos dervixes, uma meditação em movimento onde entram em transe devocional quando executam o ritual sagrado, sem perder o equilíbrio, é programa obrigatório. Ficamos encantados com o espetáculo.
Encerrando nossa viagem de sonho à Capadócia, houve um eclipse lunar na última noite em que lá passamos. Melhor? Impossível!