Quando pensamos em fazer uma viagem romântica, bonita e com muitas atrações, Bratislava, capital da Eslováquia, não é lembrada no primeiro momento, contudo foi uma das surpresas agradáveis que tivemos ao colocá-la em nosso roteiro, porque é uma cidade linda, charmosa e alegre É a única capital no mundo que faz fronteira com 2 países: Áustria e Hungria, o que favorece muito incluí-la, quando em viagem por eles, saindo de Budapeste são 200 Km e de Viena somente 80 Km.
Escolhemos um hotel muito perto do centro histórico, de lá saíamos a pé por toda Bratislava antiga, a velha cidade, que data do século XVII, é pequena e tem suas ruas permitidas apenas para pedestres, o que é muito bom!
Bratislava também é conhecida pelas esculturas espalhadas nas ruas e nos parques, são muito interessantes e atraem a atenção dos turistas que as ficam “caçando” para fotografá-las! A mais famosa é a do “observador”.
Bratislava é mesmo a “capital das esculturas”, até nos shoppings encontramos lindas esculturas fazendo parte da decoração.
É impressionante a quantidade de turistas jovens andando pelo centro histórico e o número de cafés e restaurantes encantadores nesta região. Essa parte da cidade é muito bem cuidada, com prédios que datam do século XIV, porém a maioria é do século XVIII.
Bratislava tem muitas praças, todas lindas, a Hlavné Námestie, a praça principal, tem ao fundo o Teatro Nacional Eslovaco, sempre com programação de alta qualidade, como as óperas Aida e Carmem ou espetáculos de balé como Giselle e Dom Quixote, vale a pena conhecê-lo e admirar o seu belo interior.
O ponto turístico mais importante é o Castelo de Bratislava, no alto de uma colina com vista deslumbrante da cidade. Começou a ser construído no século X, sofreu bombardeios e incêndios através dos tempos, até que em 1950 foi reconstruído, hoje em dia é a residência oficial do presidente da república, mas uma parte é aberta ao público.
O Castelo de Bratislava não tem um grande acervo, mas há peças como móveis e outros objetos da antiga Eslováquia expostas, assim como obras de pintores e escultores em sua maioria eslovacos, o mais conhecido deles é Zoltán Palugyay, há uma sala no museu com suas obras e também objetos que pertenceram a ele em exposição.
A lojinha do Castelo me encantou, bonecas típicas, artesanato, bebidas da região, geléias, chocolates, enfeites de natal e as famosas lembrancinhas da cidade: magnéticos e chaveiros… impossível não comprar alguma coisa.
A Catedral de San Martino é muito antiga, fica no centro histórico, foi inaugurada em 1452, século XIII, em estilo gótico. É a maior e mais importante igreja de Bratislava e a segunda atração mais visitada, a primeira é o Castelo.
Outra igreja católica em Bratislava muito bonita e diferente é a Modrý Kostol, a “Igreja Azul”, assim conhecida porque seu interior e exterior é azul, em estilo art nouveau, início dos anos 1900, parece ilustração de livros de contos de fada. Apesar de ficar numa área residencial, fomos a pé tranquilamente.
Para quem gosta de diversão ao ar livre, Bratislava oferece várias opções como passeios de bicicleta, caminhadas, paddler e um passeio diferente para quem gosta de cães, o Happy Dog Forest Hike, você vai a uma área arborizada onde há diversos canis e pega um cachorro para passear com ele por duas horas, pela “floresta”.
Há bares e boates espalhados pela cidade, inclusive em barcos ancorados às margens do rio Danúbio, assim como barcos que saem a passeio pelo rio com jantar e música ao vivo.
Enfim, não era meu sonho conhecer Bratislava, mas é uma cidade tão linda, tão divertida e tão encantadora que deixou saudades, realmente tornou-se mais uma das cidades inesquecíveis na minha vida de viajante.
- Home
- /
- Colunas
- /
- Viagem Inesquecível
- /
- Bratislava: um lugar de...