Há 350 milhões de anos a queda de um meteorito formou a “cratera de Charlevoix” que vai da baía de Saint Paul a La Malbaie. Esta região de penhascos, baías, fiordes e vales é patrimônio da humanidade e reserva de ecossistema declarados pela Unesco.
La Malbaie é uma charmosa cidade na região de Charlevoix e fica a 140 Km acima da cidade de Quebec. É a mais antiga estação turística no Canadá, descoberta por ricos americanos que chegaram de navio há mais de dois séculos para pescar salmão, em busca de novas paisagens e mudança de cenário.
Atualmente a maioria dos turistas chega de carro, assim fizemos, partimos de Quebec e escolhemos o belo Chemin du Roy, escapando da autoestrada, foi uma linda viagem acompanhando o rio. Fizemos uma parada para visitar a basílica Sainte-Anne-de-Beaupré, um lindo e imponente santuário para pedir e agradecer, como sempre.
Chegando a La Malbaie ficamos no emblemático Fairmont Le Manoir Richelieu, com vista deslumbrante para o rio São Lourenço. O hotel está situado no topo do penhasco Pointe-au-Pic, numa falésia, entre montanhas, floresta e a pequena cidade de La Malbaie, lugar ideal para quem deseja tranquilidade…
… mas também perfeito para quem busca atividades, no verão, com campo de golfe, mini golfe, quadras de tênis, piscinas ao ar livre ou trilhas para caminhadas, no inverno, com snowmobile, trenós puxados por cães, raquetes, esqui cross-country, esqui no Le Massif ou no Mont Grand-Fonds, tudo à disposição dos hóspedes.
O Cassino de Charlevoix é ao lado do hotel, o que significa diversão de manhã à noite, além de máquinas caça níqueis e pôquer, black jack, roleta, etc, há também shows com música ao vivo e espaço para dançar.
La Malbaie é uma pequena cidade, mas muito charmosa, com galerias de arte, lojinhas com artesanato e produtos da região. O museu de Charlevoix também fica nesta cidade, é interessante ver documentos, vídeos, objetos, pinturas e artesanatos de artistas locais que recontam a história e costumes da região.
Um belo passeio é seguir antigas ruas da cidade como o Chemin de Golf e o Chemin des Falaises, no meio da bonita paisagem vemos lindas casas antigas, mas muito bem cuidadas.
Há o passeio para ver as baleias no mar, fica a uma hora de carro acima de La Malbaie, infelizmente não fomos porque fazia frio (2 graus) e chuviscava, apesar de ser final de primavera, mas isso não deixou nosso dia menos interessante, aproveitamos para conhecer o spa maravilhoso do hotel e as lojas de artigos finos e a de produtos da região, provamos a bebida mais famosa de Charlevoix, feita de maçã com vários sabores, gostei da Dame Prune, um delicioso vinho de maçã e ameixa.
No final de um dia frio e chuvoso nada melhor do que ficar no hotel, contemplando a natureza e bebendo um bom vinho acompanhado de queijos, uvas e frutas secas.
Foram dias alegres e divertidos neste lugar aprazível, nos quais passeamos e relaxamos bastante, realmente perfeito para lua de mel ou viagem romântica.