Eslovenia entrou no nosso roteiro quando fomos à Croácia porque todos nos diziam que apesar de pequeno, era um país muito bonito, apreciado pela diversidade geográfica, conhecido por suas montanhas, estações de esqui, cascatas, belos lagos e praias no Mediterrâneo, portanto merecia ser visitado.
Saímos de Zagreb, na Croácia, de carro, após 1 h 50 chegamos à Ljubljana, capital da Eslovenia, para quem não gosta de dirigir há a opção de trem ou de ônibus, que leva de 2 h 30 a 2 h 45, respectivamente. A viagem é tranquila com paisagens incríveis e pequenas aldeias pelo caminho.
Ljubljana é uma cidade encantadora com construções em estilo barroco, tem muitos parques, o mais conhecido é o Tivoli Park, museus, o mais novo é o Museu das Ilusões, onde nada parece ser o que é. A cidade é bem animada, cheia de universitários da University of Ljubljana, que se espalham, após as aulas, pelos cafés ao ar livre e bares .
O rio Ljubljanica divide a cidade velha da parte mais nova onde está o centro comercial, tornando o lugar mais charmoso ainda. Não faltam boas lojas para quem gosta de novidades e excelentes restaurantes que oferecem o melhor da culinária eslovena, que usa muito queijo Bohinj, cogumelos, aves e cordeiro, sem esquecer a deliciosa mineštra, uma sopa cremosa de feijão cozido e amassado, grãos de feijão e polenta.
O castelo da cidade, na verdade uma fortaleza medieval, tem uma posição privilegiada com vista deslumbrante, chega-se nele por um funicular. Lá em cima há visitas guiadas, atividades para crianças, restaurante e loja com peças artesanais muito lindas.
Uma das maneiras de se conhecer a cidade de Ljubljana é fazer um dos passeios de barco ao longo do rio Ljubljanica. A tarifa é baixa e se tem oportunidade de apreciar a arquitetura desta cidade encantadora.
Há hotéis para todos, de luxuosos 5 estrelas a pousadas agradáveis ou B&B. Ficamos no elegante e moderno G Design Hotel, um 4 estrelas com bom custo X benefício, num local agradável a 5 km do centro de Ljubljana.
Ljubljana e as cidades do interior da Eslovênia tiveram muita influência das italianas e austríacas na sua arquitetura e são lindas, segundo os turistas que as conheceram. Quisera ter tido tempo para visitar a cidade costeira de Piran, o vale do Trenta, a montanha de Pokljuka ou as cavernas de Postojna com estalactites e estalagmites, que é a mais profunda do mundo em acesso liberado para o público.
Como nosso tempo era pouco escolhemos conhecer a famosa região alpina de Bled, a 56 Km de Ljubljana. O lago com uma pequena ilha no meio e o castelo de Bled, que fica a 130 metros acima do lago glacial Bled, tido como símbolo de Bled e da Eslovênia, fazem deste lugar, um dos mais lindos da Europa.
O lago Bled de água cor de esmeralda é um dos mais lindos que conheço, tem uma ilhazinha no meio e um maravilhoso parque ao redor que fazem deste lugar um dos mais românticos do mundo. O cenário é fascinante, passeando pelos caminhos ao lado do lago, descobrimos paisagens incríveis. Há barcos que partem de diversos pontos da margem e levam até a ilhazinha, é um passeio que vale a pena.
O Blejski grad, o castelo de Bled, é o mais antigo da Eslovênia (1011) e a maior atração do lugar. Fica no alto da colina, num penhasco à beira do lago, fazendo parte da paisagem belíssima.Tem uma vista deslumbrante lá de cima, que, sem exagero, me deixou extasiada!
Os prédios do castelo foram construídos em torno de pátios em dois níveis. No pátio superior tem a capela, do século XVI, com bonitos afrescos, no altar tem pinturas do imperador alemão Henry II e de sua esposa.
O museu do castelo em estilo barroco tem vários ambientes reconstruídos para mostrar como era a vida das pessoas que já habitaram esta belíssima fortificação. Há também uma interessante demonstração da impressão em uma máquina idêntica a de Gutenberg.
No castelo há uma adega com degustação de vinho de excelente qualidade, ao mesmo tempo pode-se ver uma demonstração de engarrafamento de vinho de barricas de carvalho. Gostei muito da frase que li numa das paredes: “O vinho é uma lágrima da terra, um presente do céu e do sol, o suco da vida.” Não deixe de conhecer o “wine cellar” se for ao castelo.
Se eu soubesse que na Eslovênia havia tantas cidades lindas e tantas paisagens maravilhosas teria disponibilizado uma semana no nosso roteiro para conhecer este maravilhosos e romântico país. Para não acontecer o mesmo com vocês sugiro que consultem as agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores, em especial a Gotas de Mel.
Local: Catedral Metropolitana Madre de Deus de Porto Alegre. Data do casamento: 12 de outubro… Read More
Com foco no aumento de casamentos, instituto apresenta novo serviço personalizado para noivas Inaugurado em… Read More
A inauguração será durante a programação do Festival Dança em Trancoso e promete destacar o… Read More
A comemoração da união contou com a presença de amigos próximos e familiares no Hotel… Read More
Em cerimônia luxuosa, noivos celebraram o amor e a união ao lado de amigos e… Read More
A Casa das Canoas lançou uma nova experiência para seus clientes, assinada por dois renomados… Read More
Este site usa cookies.