1. Home
  2. /
  3. Colunas
  4. /
  5. Som na caixa
  6. /
  7. SOM NA CAIXA –...

SOM NA CAIXA – PINTOU O PRIMEIRO HIT DO ANO

por André Werneck
22 jan, 2024
SOM NA CAIXA – 2023 NA MÚSICA

O ano de 2024 mal começou e já temos o primeiro hit do ano. E dessa vez não foi culpa do TikTok. A música “Murder on the Dancefloor” da cantora inglesa Sophie Ellis-Bextor atingiu a 1ª posição na parada Dance do Reino Unido e a 2ª posição no Top 10 do Reino Unido e 3ª posição na parada Hot Dance / Eletronic Songs da Billboard da Billboard, nos Estados Unidos. Mas, espera aí! Essa música é de 2001, como isso aconteceu?

Antes de mais nada, eu preciso dizer que o som dos anos 2000 é a nova tendência das pistas no momento. Recentemente o CD Summer Eletrohits – que eu inventei e lancei pela Som Livre – ganhou vários memes e viralizou na internet. Acredito que isso pode ter puxado uma onda saudosista das ótimas músicas da época. Foi no início dos anos 2000 que Ibiza, na Espanha, popularizou com a chegada dos grandes clubs londrinos e virou residência dos maiores DJs do mundo.

Sophie Ellis-Bextor começou a sua carreira musical em 1997, com vocalista da banda Theaudience, mas a banda acabou um ano depois. Ela passou um ano sem cantar, até que em 2000, recebeu um convite do DJ italiano Spiller para gravar voz na sua música “Groovejet”, que era instrumental. A música bombou tanto no verão de Ibiza que a gravadora correu para lançar uma nova versão vocal. Resultado, foi para a 1ª posição.

Eu estava em Londres nessa época e só consegui comprar o vinil com a versão original. O próximo passo foi lançar seu primeiro álbum, Read my lips que chegou na segunda posição nas paradas da Inglaterra. Além do remake de “Take me home” da Cher, o álbum trazia o hit “Muder on the dancefloor”, que passou 23 semanas na 1ª posição das paradas de sucesso em vários países da Europa. Essa música é uma parceria dela com Gregg Alexander, vocalista da banda New Radicals que bombou muito com “You get what you give” e “Someday we’ll know”. Depois que o grupo acabou, em 1999, ela passou a se dedicar a carreira de compositor e a sua canção mais conhecida foi “Game of love” do Santana com vocal da Michelle Branch, que ele assinou como Alex Ander. Ele seria, inclusive, o vocalista da música mas na última hora Clive Davis, executivo da gravadora achou que seria melhor ter uma vocalista.

Aí, 22 anos se passam e no dia 29 de dezembro. a cantora fez uma postagem nas redes sociais comemorando que sua música “Murder on the dancefloor (Assassinato na pista de dança)” havia passado de 1 milhão de streams naquele dia.

Você já assistiu ou já ouviu falar de Saltburn, o filme polêmico e sensação do momento que está sendo exibido no Amazon Prime Video? No final do filme o personagem principal faz uma dança, peladão, com a música “Murder on the dancefloor” ao fundo. Pronto, a música ganhou os holofotes e viralizou! A polêmica vem das cenas de nudez e outros aspectos sexuais e homossexuais. Nada mais atual, não é mesmo?

A gravadora Universal Music Brasil incluiu diversas versões remixes da música no último pack para DJs e logo logo algumas rádios devem começar a tocar “Murder on the dancefloor” na programação normal. Quem sabe essa não é a primeira de muitas músicas do anos 2000 a fazer muito sucesso de novo na pista de dança da sua festa de casamento? Eu apostaria que sim! Bom ano novo!

Publicidade
Publicidade
André Werneck

André Werneck

André Werneck, DJ profissional há mais de 30 anos, especializado em festas de casamento inesquecíveis. É o primeiro DJ do país a comandar dois programas de rádio, no mesmo dia, no mesmo horário, em duas rádios diferentes. Todo sábado, às 21 h, André comanda o programa Festa na Rádio Amil Paradiso FM (95.7) fazendo uma mistura diferente com músicas de todas as décadas. Na Rádio Mix (102.1), comanda o Club Mix, com muita música eletrônica e transmissão para mais de 47 cidades do país.
fornecedor-inesquecivel

Encontre o fornecedor perfeito para o seu casamento

Publicidade
banners_640x640-02
Publicidade

Mais Lidas