1. Home
  2. /
  3. Colunas
  4. /
  5. Som na caixa
  6. /
  7. SOM NA CAIXA: ACELERANDO...

SOM NA CAIXA: ACELERANDO TUDO!

por André Werneck
2 jun, 2023

Será que essa moda pega nas festas de casamento? Será que a pista da sua festa de casamento vai explodir com algum Speed Up Song? Confira a matéria completa!

Você já ouviu falar de Speed up? Se você nunca ouviu, são versões aceleradas de músicas que estão fazendo cada vez mais sucesso. Uma tendência que a cada dia ganha mais força no mundo da música. Será que você conhece ou ouviu falar da Wandinha, a série da Netflix que está fazendo o maior sucesso desde o lançamento, em novembro do ano passado? Eu tenho uma filha que acabou de fazer seis anos e é apaixonada pela Wandinha. Ela nunca viu um episódio da série, que é bem violenta para a idade dela, mas adora ver os vídeos com a dancinhas.

Wandinha no baile da sua escola ao som de Speed Up Songs | Foto: Netflix

Esse enorme sucesso da Wandinha tem algumas explicações, como a estrela da geração Z, Jenna Ortega, que atraiu um público bem jovem e conquistou os assinantes da Netflix para se tornar uma das séries mais assistidas na semana de estréia, com mais de 340 milhões de horas.

O figurino da personagem também agradou em cheio, com roupas pretas e góticas se vestindo de maneira única e autêntica. A atriz tem raízes mexicanas e o pai da Wandinha é de Porto Rico. Isso atraiu o público hispano. Também ajudou. Mas o grande segredo do sucesso foi o viral dos vídeos com dancinhas da Wandinha no TikTok. Primeiro com a dancinha de “Goo Goo Muck” do The Cramps e depois com a explosão viral dessa mesma dança ao som acelerado de “Bloody Mary” da cantora Lady Gaga. Um detalhe muito curioso. A música “Bloody Mary” não faz parte da trilha original mas o sucesso foi tão grande que já anunciaram que fará parte da trilha sonora da segunda temporada. Logicamente na versão acelerada do Speed Up.

O sucesso das músicas aceleradas

O perfil da Speed Up Songs

Hoje o TikTok está lotado de músicas aceleradas. No Spotify, as playlists de Speed Up Songs estão bombando e artistas como o Tears For Fears já planejam o lançamento oficial de suas músicas após viralizaram em seus próprios perfis do YouTube, como foi o caso de “Everybody Wants To Rule The World”, um hino da década de 80. As gravadoras Universal e Warner já se movimentam para lançar oficialmente as versões aceleradas de grandes sucessos. O perfil Speed Up Nightcore do Spotify já tem 16 milhões de seguidores e só tem versões aceleradas de músicas do catálogo da gravadora Warner. Eles ganham cerca de 2 milhões de “Plays” por dia, segundo dados do aplicativo Spotify For Artists. Apesar disso, a Warner Music não se pronuncia oficialmente sobre sua ligação com o perfil do Spotify.

Mas essa acelerada no conteúdo não é uma coisa só da música. A disputa pela atenção do público aumentou bastante e a capacidade de atenção do ser humano vem diminuindo. Estamos vivendo o que os especialistas chamam de crise de atenção. É tanta informação que é cada vez mais difícil captar o interesse do público por muito tempo. As pessoas preferem ver vídeos mais curtos do que um filme longo, consomem pílulas do texto no lugar de um livro, por aí vai. Será que você ouve os áudios acelerados nas mensagens no WhatsApp?

Para a indústria fonográfica, o Speed Up virou uma nova ferramenta de marketing. “Quando vamos lançar uma música, colocamos no cronograma que 15 dias depois vamos soltar a versão Speed Up para influencers divulgarem”, explica Leila Oliveira, presidente da gravadora Warner Music no Brasil. “Acaba impulsionando a versão original ou até mesmo resgatando músicas do catálogo”, finaliza.

Segundo Marcelo Braga, CEO da Rádio Mix

“Esses movimentos provocam milhões de novos “streams” nas plataformas digitais, especialmente para as músicas mais antigas, o que significa que há uma oportunidade potencial para as gravadoras. Resta saber se os próprios artistas vão se sentir confortáveis com tamanha alteração de suas obras”.

Ele termina dizendo: “Nem consigo imaginar como seria uma música do Djavan acelerada ao ponto de um dos maiores artistas do Brasil soar como o esquilo Alvin do cinema, mas pode ser que venha a ser um grande hit no TikTok num futuro mais próximo”.

Quer saber mais sobre esse assunto ou outros do mundo da música? Nos acompanhe sempre por aqui, pela minha rede social ANDRÉ WERNECK e pela INESQUECÍVEL CASAMENTO. 

Publicidade
Publicidade
André Werneck

André Werneck

André Werneck, DJ profissional há mais de 30 anos, especializado em festas de casamento inesquecíveis. É o primeiro DJ do país a comandar dois programas de rádio, no mesmo dia, no mesmo horário, em duas rádios diferentes. Todo sábado, às 21 h, André comanda o programa Festa na Rádio Amil Paradiso FM (95.7) fazendo uma mistura diferente com músicas de todas as décadas. Na Rádio Mix (102.1), comanda o Club Mix, com muita música eletrônica e transmissão para mais de 47 cidades do país.
fornecedor-inesquecivel

Encontre o fornecedor perfeito para o seu casamento

Publicidade
banners_640x640-02
Publicidade

Mais Lidas