O que é preciso fazer para casar em Búzios?

por Mariana Bahia
5 dez, 2023
Destination Wedding em Búzios | Foto: Frigolettos

O primeiro passo para realizar o seu casamento em uma das regiões mais paradisíacas da cidade é definir a época do ano que irá acontecer o evento. Feito isso, vamos para a próxima etapa! 

Búzios é conhecido por ser um dos destinos mais procurados para celebrar a união dos casais, chamados de Destination Wedding, são cerimônias e festas de casamento que ocorrem fora da cidade em que os noivos e convidados residem. Sendo assim, os Destination Wedding – em tradução livre para português, destino de casamento – destacam os profissionais locais, fomentam a economia da região, geram novos empregos, valorizam a gastronomia e o turismo. 

O mercado de casamentos no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Eventos, movimentou cerca de 40 bilhões de reais em 2023. Portanto, este valor é 62% maior do que o de 2019, antes da pandemia da Covid-19 – período que afetou diretamente o ramo dos eventos em todo o mundo. Logo, o Destination Wedding contribuiu com a movimentação econômica, apresentando uma grande tendência do momento.

Um lugar para seu Destination Wedding

Conhecida por ser uma das cidades turísticas mais visitadas do Brasil, Búzios é referência no Estado do Rio de Janeiro em hotelaria e nos restaurantes de gastronomia sofisticada.

“Búzios é uma marca e por si só, promove a vinda automática de noivas e noivos do mundo todo”, diz Cristiano Marques, Secretário Municipal de Turismo de Búzios, após ressaltar as belezas naturais, o povo receptivo e a grande oferta turística da cidade. O secretário destaca o impacto dos casamentos na região para a cidade, uma vez que são responsáveis por movimentar setores da economia municipal, seja direta ou indiretamente.

Andrezza Côrtes, decoradora especializada em decorações ao ar livre conta que: “Com uma estrutura acolhedora, Búzios torna cada momento da estadia e das celebrações inesquecíveis para noivos e convidados.” Além da infraestrutura, ela aponta que a cidade proporciona oportunidades únicas para pré-weddings em restaurantes, boutiques e até passeios de barco.

Casamento em Búzios | Foto: Victor Barros

Casamento em Búzios | Foto: Victor Barros

Comece seu planejamento

O primeiro passo do planejamento de um casamento é delimitar as prioridades do casal, ou seja, definir o tipo de cerimônia, a época do ano, período do dia e a paleta de cores. Por isso, a procura por um assessor ou cerimonialista é primordial para auxiliar nessa caminhada até o altar, já que os preparativos envolvem gestão de negócios, cálculos e uma grande logística. 

Após definir um especialista em organização de eventos para lhe auxiliar com os outros fornecedores, a próxima etapa é estabelecer o orçamento disponível para o casamento, determinar as prioridades de serviços e começar a lista de convidados, pois com essas informações é que se tem a base para as demais escolhas.

Andrezza Côrtes relata que o primeiro passo para planejar a decoração começa na escolha do local. Depois, é hora de pensar em um projeto com os detalhes que os noivos acham essenciais e marcar uma visita técnica para entender as características do espaço.

Decoração de casamento ao ar livre | Foto: Diego Couto

Decoração de casamento ao ar livre | Foto: Diego Couto

Saiba a melhor época do ano para casar em Búzios

Além de uma temperatura agradável e estável durante a maior parte do ano, as chuvas não são um grande problema, pois a cidade tem um dos menores níveis pluviométricos do Rio de Janeiro. O período chuvoso vai de novembro a janeiro, meses que condizem com a alta temporada. 

O primeiro semestre do ano é a melhor época para realizar um casamento, uma vez que o clima é mais estável e a intensidade do vento é menor.”, conta Andrezza Côrtes.  De acordo com especialistas, os melhores meses para realizar casamentos variam entre abril e agosto. Nos meses de inverno, apesar das temperaturas mais baixas, o clima é ameno e não tem chuvas. Além do mais, as hospedagens ficam mais acessíveis e a cidade mais tranquila. Contudo, alguns poucos estabelecimentos podem fechar na baixa temporada, então planeje as estadias com antecedência.

Apesar de ser o início da temporada de chuvas, outubro e novembro ainda não chegam a ser alta temporada, mas já aproveitam do calor tropical da cidade, tornando-se, assim, opções a serem levadas em consideração para realizar a cerimônia.

Conheça os melhores fornecedores de Búzios

A infraestrutura para Destination Weddings é sempre engrandecida por todos que passam pela experiência devido a um mercado de serviços abastecido por várias das categorias necessárias em um casamento. Os hotéis e restaurantes de alta gastronomia são reconhecidos pela estrutura, atendimento e receptividade.

A cidade de Búzios é referência do Rio de Janeiro em hotelaria, isso se deve a grande variedade de espaços ofertados dos mais refinados aos mais simples e com pé na areia. Isso porque há acomodação para todos os gostos e orçamentos.

Para conhecer os melhores do mercado de casamentos e planejar seu Destination Wedding, acesse o Guia de Fornecedores da Inesquecível Casamento.

Publicidade
Publicidade
Mariana Bahia

Mariana Bahia

Estagiária de Jornalismo na Inesquecível Casamento.
fornecedor-inesquecivel

Encontre o fornecedor perfeito para o seu casamento

Publicidade
banners_640x640-02
Publicidade

Mais Lidas