1. Home
  2. /
  3. Colunas
  4. /
  5. Viajando a Dois
  6. /
  7. St. Barth ao longo...

St. Barth ao longo do ano

por Redação IC
14 ago, 2017

Seu sonho é passar a lua de mel no Caribe? Então conheça a paradisíaca St. Barth, os 50 tons de azul de suas praias e gastronomia incrível! Imperdível!

Qual a melhor época para visitar o Caribe? Taí uma pergunta que eu sempre escuto e tem várias respostas possíveis, pois depende muito do que você quer aproveitar e de qual ilha é o seu foco. De uma forma geral, a alta temporada vai do meio de outubro a abril, já a baixa de maio a agosto. O clima é, mais ou menos, o mesmo o ano todo, com temperaturas agradáveis, chuvas espaçadas e sol constante. O que muda, na verdade, é o volume de americanos na região.

Os turistas do Tio Sam constituem o principal mercado que movimenta o turismo local, em especial nos meses de inverno no hemisfério norte, quando eles aproveitam qualquer oportunidade para escapar do frio e reaquecer os corações nos arquipélagos pouco acima da linha do Equador. Tradicionalmente, setembro e as primeiras semanas de outubro são a temporada de furacões, ou com maior probabilidade deles ocorrerem. Furacão mesmo tem sido um fenômeno raro por lá e, com as mudanças climáticas globais, as tempestades tropicais não são mais, digamos, britânicas. Acontecem pontualmente e não necessariamente nos meses 9 e 10. Mas, por uma questão de hábito, muitas ilhas moldaram seu calendário e se esvaziam nesta época do ano.

É assim, por exemplo, na francesa St. Barthélemy, ou St. Barth, para os íntimos. A maioria dos hotéis e restaurantes fecham, dão férias coletivas aos funcionários e reabrem seis semanas depois. Como referência, o Le Guanahani estará fechado, neste 2017, entre 25 de agosto e 19 de outubro. Nessa época, eles sempre aproveitam – também – para pintar a propriedade e fazer pequenas ou mais extensas renovações na estrutura. Foi assim que nos últimos quatro anos o hotel implementou um amplo e milionário projeto de reforma para celebrar seus 30 anos de operação. Áreas comuns e acomodações estão tinindo de novas, vale espiar o site e este vídeo.

A grande abertura da temporada em St. Barth costuma ser seu festival gastronômico, quando as já badaladas mesas da ilha oferecem experiências ainda mais especiais. O próximo será de 2 a 5 de novembro e levará o francês Eric Frechon, dono de 3 estrelas no Guia Michelin, e outros seis chefs de renome para dias e noites voltados ao paladar. Quem assumirá a cozinha do Le Guanahani será Pierre Rigothier, do Le Baudelaire – restaurante com 1 estrela Michelin que fica no hotel Le Burgundy, em Paris. No mês seguinte, a ilha começa a encher para as festas de fim de ano e permanece com alta ocupação até março, pelo menos. É aí que St Barth opera em preços mais elevados e ganha um fluxo de turistas sofisticados bastante significativo. É o ápice de badalação da ilha mais charmosa do Caribe e o momento do ano para ver e ser visto.


 

Março e abril ainda são meses de alta mas menos cheios, embora alguns eventos sigam movimentando a ilha, como a Bucket Regatta. As próximas edições acontecem de 15 a 18 de março de 2018 e entre 21 e 24 de março de 2019. Na baixa temporada, St Barth fica bem menos cheia e você consegue aproveitar todos os encantos da ilha com mais tranquilidade, inclusive em julho, período de férias escolares brasileiras. A dica é planejar com antecedência para evitar os altos preços do aéreo, mais valorizados por conta do verão na Flórida. Aliás, a melhor rota para chegar a St. Barth é voar via Miami até as ilhas vizinhas de St. Martin ou Porto Rico, de onde partem voos em bimotores até o aeroporto de St Barth. Outra rota possível é acessar St. Martin pelo Panamá.

Em relação a hospedagem, a baixa temporada oferece descontos e programas especiais. Vale a pesquisa! Seja qual for a época do ano, St Barth é um destino ideal para curtir a dois. Uma versão descolada e sofisticada do paraíso, com o mesmo charme do sul da França e os tons memoráveis do mar do Caribe. Consulte seu agente de viagens e planeje pelo menos cinco dias para celebrar aqui com seu amor.

Publicidade
Redação IC

Redação IC

Publicidade
Publicidade