Separamos algumas dicas preciosas para não deixar que as redes sociais sejam um problema no seu casamento. Não é um manual! Para evitar qualquer briga de casal, fique de olho nos nossos conselhos!
A tecnologia invadiu a nossa vida de tal forma que alguns até confundem o real e o virtual. A nova geração é altamente conectada, sintonizada em tudo na mídia, com registros e posts sempre atualizados. Considerando que os meios de comunicação contribuem – sim! – tanto para o bem quanto para o mal, é hora de repensar o quanto eles nos influenciam. Ou melhor: o quanto influenciam o seu casamento.
Batemos um papo com Lina Rosa, da Clínica ArtSculp, e elaboramos os 10 mandamentos para não deixar as redes sociais atrapalharem a sua vida a dois. São conselhos práticos e divertidos, que vão abrir os olhos sobre como fugir das influências negativas e abraçar as positivas para um casamento feliz, equilibrado e saudável.
1. NÃO COMPARARÁS O SEU CASAMENTO COM OUTROS
Já percebeu que todo mundo é feliz no Facebook? As pessoas exibem suas viagens internacionais, conquistas profissionais, fins de semana divertidos, colocam uma localização invejável marcada na foto… Não se engane! Todos têm seus problemas e enfrentam dificuldades para além do que é exposto nas redes sociais. Sendo assim, evite comparar a sua vida com as aparências exibidas online. Viva a realidade!
“Um casal que esteja atravessando um momento de conflito e insegurança pode sim ser afetado pelas redes sociais – seja por que buscam conforto ou solidariedade na exposição de problemas íntimos, seja porque buscam comparar seu relacionamento com o de casais aparentemente mais bem sucedidos emocionalmente, mais estáveis. No fundo, o mito do “felizes para sempre” promove mais infelicidade do que sonha nossa vã filosofia” – Lina
2. EVITARÁS EXPOR O SEU CÔNJUGE NA INTERNET
Complicado! Existem infinitos exemplos de formas negativas de expor alguém na internet. Cá entre nós, não pega bem compartilhar publicamente problemas íntimos com seu cônjuge, sogra ou família. Com ninguém, na verdade – exceto casos de denúncias à pessoa jurídica. Zele pela privacidade do seu casamento!
3. NÃO CURTIRÁS FOTOS DE EX
Isso é muito relativo e, na verdade, depende do casal. Tem gente que não está nem aí, mas há quem se importe e MUITO. Então, que tal evitar transtornos desnecessários e não dar audiência às postagens do antigo relacionamento? Não custa nada e evita más interpretações – tanto do cônjuge quanto de outras pessoas. Combinado?
“Como diz um bom amigo, “ ex é ex, se fosse bom, não era ex”. Acho essa máxima fantástica, mas reconheço que muitas pessoas não são tão compreensivas assim. Então, compreenda seu parceiro. Perceba as fragilidades dele e se o ciúme for um problema, respeite-o” – Lina
4. NÃO IGNORARÁS O SEU AMADO QUANDO ESTIVER CONECTADO
É preciso impor alguns limites da “imersão” nas redes sociais. Tem gente que se desliga completamente do mundo ao redor, o que acaba gerando chateações quando seu parceiro quer atenção. E com razão. Não permita – jamais! – que as redes sociais roubem seu foco total quando estiver na companhia do seu cônjuge. Olhe nos olhos e deixe o celular de lado. Sua atenção é preciosa!
5. NÃO DESPERDIÇARÁS (MUITO) TEMPO ONLINE
Desconecte-se! Aproveite o tempo com seu cônjuge de todas as formas e não permita que seus dispositivos eletrônicos sejam vistos como “um problema” para a sua vida a dois. Use com equilíbrio e limites. Confira as nossas dicas para recém-casados e veja quantas coisas vocês podem para fazer para reinventar a rotina a cada dia.