O vestido de noiva é o grande destaque em todo casamento, no entanto os acessórios para noivas são complementares e podem dar aquele toque final em todo o look. 

Os acessórios para noivas devem ser escolhidos com calma, pensando na produção como um todo: desde o estilo do casamento, até o local e horário da celebração. Uma igreja grande e uma cerimônia à noite, por exemplo, pedem mais do que um miniwedding à luz do dia. Sendo assim, é imprescindível levar tudo isso em consideração!

Ao mesmo tempo, você não precisa e muito menos deve abrir mão de algo que sonha. Ou seja, se tem um estilo princesa e vai se casar à tarde, tudo bem usar uma coroa – desde que seja pequena e acompanhada de um par de brincos discretos para que todos os elementos se harmonizem.

Acessórios para noivas
Noiva por Sonia Adradelima
Acessórios para noivas
Noiva por Sonia Adradelima
acessórios para noivas
Noiva por Sonia Adradelima
acessórios para noivs
Noiva por Sonia Adradelima

Porém, como escolher os acessórios corretos? Separamos algumas dicas para você não cometer erros na escolha. Confira!

Afinal, quais são os acessórios para noivas?

Existe uma infinidade de acessórios para noivas, por isso, já adiantamos: contar com uma ajuda profissional pode facilitar a sua escolha. 

Véu

Este é um dos acessórios que mais caracterizam a tradição da cerimônia. O comprimento desse acessório para noiva, além de ser extremamente valorizado, é símbolo de riqueza e ostentação.

No entanto, um vestido de noiva curto, que fique na altura dos joelhos, não fica bem com um véu longo. Neste caso, opte por um véu curto, no máximo na altura dos ombros. A noiva pode optar também pelo voilette, um tipo de véu muito usado em looks com estilo retrô e que cobre apenas o rosto.

Noiva por Nat Co. Bride
Noiva por Nat Co. Bride
Noiva por Nat Co. Bride
Noiva por Nat Co. Bride
Foto por Sabrina Vasconcelos 

Já os modelos de vestidos mais compridos permitem o uso do véu longo, sem grande extensão. Enquanto os vestidos com cauda exigem um véu mais exuberante e imponente. É preciso ter bom senso na escolha das proporções.

Foto por Sabrina Vasconcelos
Foto por Sabrina Vasconcelos

Foto por Sabrina Vasconcelos

Foto por Johansson Correia

Mantilha

São os véus que recebem aplicações de renda, seja somente no barrado ou por todo o comprimento. Tanto para o véu quanto para a mantilha, é imprescindível que o tecido utilizado seja leve e fluido, uma vez que materiais pesados podem causar desconforto devido ao peso.

Foto por Renan Oliveira
Foto por Renan Oliveira
Foto por Renan Oliveira
Foto por Rodrigo Sack
Foto por Rodrigo Sack

Grinalda

Qualquer acessório que vai na cabeça chama-se grinalda. Pode ser uma coroa, uma tiara, uma flor de tecido, um pente, um broche ou até presilhas. Sua função é fornecer suporte para o penteado e o véu, além de ser um dos itens de destaque em todo o visual.

Embora o leque de opções seja grande, a escolha dos acessórios para noiva deve estar em perfeita harmonia com o vestido, penteado, maquiagem, estilo do casamento e afins. Ou seja,  o contexto em geral precisa estar alinhado.

Por fim, antes de escolher um modelo, converse com o seu cabeleireiro sobre os detalhes do casamento, informe o modelo do vestido e o tipo de penteado que gostaria de usar no grande dia. Aproveite e leve referências e escolha em conjunto qual modelo de grinalda mais combina com você e sua personalidade.

Noiva por Nat Co. Bride
Noiva por Nat Co. Bride
Noiva por Nat Co. Bride
Noiva por Nat Co. Bride
Noiva por Nat Co. Bride
Noiva por Nat Co. Bride
Noiva por Nat Co. Bride
Noiva por Nat Co. Bride

Brinco

Algumas noivas podem até pensar que escolher o brinco é algo com menos importância, mas, não é bem assim. O brinco como acessório para noiva deve ser refinado, ter o melhor acabamento possível e, acima de tudo, combinar com as demais composições.

Embora não exista nenhuma regra acerca do modelo correto, algumas dicas podem auxiliar a escolher a cor e modelo ideais.

  • Siga a paleta de cores do vestido. Se ele tiver detalhes em prata, por exemplo, o brinco deve ser prata e assim por diante.
  • Atente-se ao tom do seu cabelo. Se for escuro, evite brincos de metal, pois não iluminam o rosto. Se for claro, evite brincos que tenham uma cor parecida com a do cabelo, para a peça não ser ofuscada.
  • Para celebrações diurnas, opte por brincos pequenos e mais discretos, para a noite está liberado o uso de brincos mais longos.
  • Leve em conta o penteado que você usará.
  • Por fim, prove os brincos usando o look completo do seu casamento. Assim, você poderá ver se a peça ficará harmoniosa com o seu vestido e penteado. 
Noiva por Nat Co. Bride
Noiva por Nat Co. Bride
Noiva por Nat Co. Bride
Noiva por Nat Co. Bride
Noiva por Nat Co. Bride
Foto por Flávia Vitória

Colar

O colar adequado é o acessório de noiva chave que fará com que o seu look seja inesquecível. Para cada modelo de vestido, existe um tipo colar que combina melhor.

  • Decote em V cavado: colar comprido.
  • Corte menos profundo: colares mais trabalhados.
  • Decote redondo: dê preferência aos modelos mais curtos.
  • Tomara que caia: o ideal é apostar por colares próximos ao pescoço, estilo gargantilha.

Sapato

Embora o sapato de casamento seja o acessório para noiva que menos fica evidente, ele não pode ser esquecido. Afinal, ele dará o arremate a todo visual, além de sustentar a noiva durante todo o evento. Sendo assim, precisa oferecer conforto à noiva, desde a cerimônia até o final da festa. Você merece aproveitar o momento mais especial de sua vida sem sofrer, não é mesmo? Confira algumas inspirações do nosso Pinterest.

   

Separe um tempo para escolher os acessórios para noivas

Todos os itens que compõem a produção das noivas precisam conversar entre si. Sendo assim, após definir os detalhes do casamento e qual vestido irá usar no dia, reserve um tempo considerável para procurar os acessórios. Se você precisar de alguma ajuda, em nosso site você encontra os melhores fornecedores e que terão muito prazer em fazer parte deste momento com você.

Como ter certeza de que acertou na escolha dos acessórios para noiva?

Primeiramente, a peça ideal é aquela que faz você se sentir bem, confortável e linda, além de  valorizar o vestido. Faça uma prova com todos os itens que irão compor o look de casamento, inclusive make e penteado. Assim, você visualiza se todas as peças casaram, se ficou harmônico e se corresponde ao estilo do vestido, da festa e ao que você esperava. Se fizer isso, você já vai se ver pronta e não terá qualquer surpresa no dia.