Na coluna de hoje não fiz um roteiro de viagem para Portugal, apenas selecionei várias cidades ou lugares encantadores que mostram a diversidade deste país. Ao norte encontramos os que recontam a História de Portugal, ao sul, temos praias magníficas e por todo Portugal o povo mais acolhedor, gentil e simpático que conhecemos… e falando português! Melhor impossível!
Lisboa, capital de Portugal, é o resumo deste belo e querido país, tão íntimo de nós, brasileiros, pelo passado em comum, onde seu povo caloroso e gentil nos recebe como irmãos.
A cidade ficou em ruínas após o terremoto de 1755, somente o famoso bairro de Alfama e o maravilhoso Mosteiro dos Jerônimos resistiram, mas o Marquês de Pombal, em seguida, coordenou a reconstrução. Foi impressionante a visão que teve este homem que reergueu a nova Lisboa magnificamente para as próximas gerações.
Lisboa também tem o seu lado moderno e futurista: estação do Oriente, ponte Vasco da Gama e Parque das Nações, à beira do rio Tejo.
Interessante é o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Eurásia, fica a 140 metros do nível do mar e está poeticamente descrito no Lusíadas, de Camões, Canto III “Onde a terra se acaba e o mar começa”. O vento é forte, mas o cenário é espetacular. Há muitos aventureiros que caminham pelas trilhas para chegar à melhor visão possível.
O Porto é uma cidade elegante e charmosa à beira do rio Douro e a segunda mais importante de Portugal. A antiguidade de igrejas e monumentos combina harmoniosamente com o estilo contemporâneo da Casa da Música e do Museu de Serralves, entre outros.
A bela zona Ribeirinha, Patrimônio da Humanidade, parece um cartão postal, e entre seus prédios antigos há muitos bares e restaurantes, sempre cheios de turistas e moradores, por isso é tão animada, seja de dia ou de noite. A ponte de D. Luís I, projeto de Gustave Eiffel, o mesmo da Torre Eiffel de Paris, liga o Porto à Vila Nova de Gaia, do outro lado do Douro, onde se concentram inúmeras caves abertas para degustação do famoso vinho do Porto. O Mosteiro da Serra do Pilar, no cume de uma escarpa, domina toda a soberba zona do Douro e do seu terraço desfruta-se a linda vista, com a cidade do Porto ao fundo.
O Douro não é simplesmente um rio, ele é um lugar único, conhecê-lo é mais do que visitar a região ou fazer um cruzeiro por suas águas, é descobrir sua história, sua cultura e seu povo. No seu vale há o cultivo de uvas, muito importante para a região. Inúmeras quintas permitem a degustação de suas produções e algumas, na época da vindima, aceitam hóspedes que também participam da colheita da uva.
Este rio foi muito importante para a economia da região, era nele que se fazia o transporte do delicioso Vinho do Porto, desde o Vale do Douro até à foz, em cujas margens estão as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia.
A riqueza histórica de Portugal concentra-se no norte, pois nessa região nasceu, no século XII, o primeiro rei de Portugal, Dom Afonso Henriques, que levou o reino para sul, na reconquista cristã. Esse passado distante encontra-se em muitas cidades e está presente nos castelos, nos palácios e muralhas medievais, nos mosteiros, nos magníficos solares.
Bragança, na região de Trás-os-Montes, no Nordeste de Portugal, não é muito explorada turisticamente, mas oferece cenários únicos, com belos monumentos históricos. O mais bonito é um muito bem preservado Castelo, do século XIII, sua torre é um dos símbolos do país. Gostei de ter conhecido, mesmo distante, passamos belos dias nesse lugar de vida tão tradicional.
Como Bragança fica no extremo norte de Portugal, descobrimos perto dela mínimas aldeias que perduram no tempo, como a de Guadramil, fronteira com a Espanha.
Outra aldeia que nos deixou impressionados foi a de Rio de Onor, que tinha, quando estivemos lá, somente 50 habitantes, todos idosos!
A vila de Sortelha é uma das mais bem conservadas Aldeias Históricas do interior, que pouco se alterou nos últimos 500 anos. Muito pequenina, é uma aldeia em granito, com ruas e vielas tipicamente medievais cercadas por muralhas, tem como atração o Castelo de Sortelha, do século XIII.
Fomos à Serra da Estrela cheios de expectativa, pois ouvíamos falar muito da beleza de sua paisagem e do seu delicioso queijo e não nos decepcionamos. Ficamos num hotel maravilhoso ao pé da serra e fizemos lindos passeios pela região.
Chegando ao sul do país encontramos um outro Portugal de natureza exuberante e belíssimas praias, é a famosa região do Algarve, cheia de resorts com turistas do mundo inteiro que vão em busca de prazer e diversão.
Terra pequenina é Portugal, mas cheia de belos cenários espalhados de norte a sul, merece ser visitada. Com clima privilegiado em relação ao resto da Europa, excelentes hotéis e restaurantes com preço justo, é perfeita para uma viagem de férias ou lua de mel. Se você estiver pensando em viajar para esse destino, consulte as agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores e peça um roteiro personalizado para você.