Entramos na reta final do ano e como sempre acontece chegou a hora da retrospectiva. Por que não uma retrospectiva da música nas pistas? Mas eu vou me concentrar na música internacional porque a música nacional, infelizmente, vai de mal a pior. Mas, atenção, estou falando de música dançante para festa de casamento!
Foi um ano de boas músicas, muitas regravações e pouquíssimos super hits. O primeiro grande hit de 2023 foi lançado em janeiro pelo nigeriano Rema. Depois a música ganhou uma nova versão com participação da Selena Gomez e “Calm down” explodiu no mundo todo.
Na minha opinião, o grande hit do ano foi a música “Flowers” da Miley Cyrus. Gosto muito da versão “Mentol Remix”. Essa música foi lançada no início do ano, em Fevereiro e toca forte até hoje. Por ter uma melodia “inspirada” em “I will survive” da Gloria Gaynor, costuma agradar todas as idades nas festas de casamento.
Mais uma vez, o grande nome da música eletrônica foi o DJ francês David Guetta. Ele ficou em 1º lugar no Top 100 da DJ Mag, a frente de Dimitri Vegas & Like Mike, Martin Garrix e Alox, fechando o ano na quarta posição. Um dos vários hits dele em 2023 foi “Baby don’t hurt me” com Anne-Marie e Coi Leray. Essa música foi inspirada em “What is love” do Haddaway, mega hit nos anos 90.
Outro DJ que merece grande destaque é o inglês James Hype. Além das suas performances alucinantes ao vivo, ele vem emplacando vários hits nas pistas, como “Ferrari” e “Drums”, seu hit atual. Essa música tem vocal da Kim Petras (cantora trans) e tem um sample muito bacana de “Like I love you” do Justin Timberlake.
Impossível falar de música eletrônica sem lembrar de Ibiza, na Espanha. O grande hit do ano foi “(It goes like) Nanana” da sul coreana Peggy Gou. Ela fechou o ano com o grande hit das pistas e eleita a DJ #1 de House Music, segundo a eleição da DJ Mag.
Outro super hit do verão 2023 de Ibiza foi a música “Atmosphere” do DJ australiano FISHER, com participação da cantora Kita Alexander.
Para os amantes da música eletrônica, outro grande destaque de 2023 foi a música “Adore u” do cantor britânico Fred Again.. . Eu sou apaixonado por essa música.
Não podemos deixar de dar um grande destaque para a cantora Taylor Swift, que lotou estádios e deu o que falar. Algumas músicas merecem destaque, como “Anti Hero” e “Lavender Haze”. Para os fãs, todas são especiais, mas eu gosto muito do remix produzido pelo Felix Jaehn para “Lavender Haze”.
Hora de conferir o que rolou de melhor nas telonas dos cinemas. Vou indicar um filme nacional e um filme internacional. Meu amigo Buchecha quebrou recordes com Nosso Sonho. O filme conta a história da dupla Claudinho e Buchecha e nem preciso dizer que a clássica “Nosso sonho” continua tocando muito forte nas festas de casamento. Mas “Fico assim sem você” ganhou muita força nas pistas das festas de casamento depois do sucesso do filme. O outro filme é “Barbie”, mas a trilha sonora merece mais destaque do que o filme. Na direção musical, o produtor Mark Ronson.
Você conhece pelo menos uma música dele, que é “Uptown funk” lançada em parceria com Bruno Mars. Para os mais apaixonados por música, ele foi produtor da Amy Winehouse e assinou alguns sucessos da artista, como “Rehab” e “Back to Black”. Pelo menos duas músicas da trilha de Barbie merecem destaque: “Dance the night” da Dua Lipa e a baladinha “What was I made for?” da Billie Eilish, que pra mim é uma das 5 melhores do ano e funciona muito bem em momentos especiais do casamento e pós vídeos.
Quem também voltou com tudo em 2023 e merece um grande destaque é o DJ escocês Calvin Harris. Contra todas as modas atuais, ele voltou no tempo e lançou um álbum cheio de referências trance. O primeiro single foi “Miracle”, com participação da cantora Ellie Goulding. A música ganhou um remix matador do Mau P e bombou nas pistas do planeta.
Em seguida veio “Desire”, em parceria com Sam Smith. Também bem acelerada. Mais uma vez, bombou!
Agora ele lançou o terceiro single do álbum, a música “Body Moving”, com vocal da cantora Eliza Rose, que explodiu no ano passado com a música “B.O.T.A. (Baddest of Them All)”. Essa música deve fazer muito sucesso nas pistas em 2024.
Que tal falar um pouco de uma música minha? Isso mesmo! Nos últimos eu voltei a produzir depois de um longo tempo e meu último lançamento foi um remake de “Loving every minute” do Lighthouse Family que foi batizada de “O-My-O-Mind”. Uma parceria com o DJ Duda Santtos e vocal do Marquinho OSócio, semi-finalista da primeira edição do The Voice Brasil. Qual não foi a minha surpresa ao ver ele de novo participando do programa? Esse cara canta demais! A música é um House fino que funciona muito bem em sunsets, lounges e também na pista de dança da sua festa.
Agora é torcer para que 2024 seja um grande ano e traga muita saúde e grandes músicas.
Aproveito para desejar um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo!