A festa de noivado é o primeiro dos eventos oficiais do casal que está decidido a se unir em matrimônio. Saiba tudo sobre a organização dessa reunião!
Texto Renata Rodrigues
Depois de algum tempo de relacionamento é comum que os casais manifestem o desejo de ficarem juntos. E o próximo passo, após o namoro, é o pedido de casamento, também conhecido como noivado. O noivado é o momento em que o casal comunica a família e amigos íntimos a decisão que tomaram de se casar. Conforme as tradições antigas, era comum que a família da noiva organizasse, mas atualmente a tarefa tem ficado por conta dos pombinhos.
O evento é o início de todo o sonho do casamento e assim como o grande dia, requer planejamento. Para te ajudar nos preparativos desse que é a primeira etapa dos longos preparativos do casamento, conversamos com Silvia Lopes, especialista em produção e planejamento de eventos no Paraná, para entender melhor sobre noivado. Confira!
Foto: Fred Kendi
Existe timing certo para a festa de noivado?
Segundo Silvia Lopes, não. O comum é que a intenção da festa de noivado surja a partir do aceite do pedido. Dessa forma, o evento seria, então, a comunicação oficial do casal para a família. “O jantar de noivado acontece a partir do momento que eles querem formalizar o compromisso perante a família”, comenta. A recomendação da produtora é que antes da festa, os noivos já conversem sobre a data que pretendem se casar ou que já decidam pelo menos em que ano tudo vai acontecer.
Quais os primeiros passos da organização de uma festa de noivado?
Primeiro de tudo, um noivado deve ser planejado. Por se tratar de uma ocasião mais exclusiva, que envolve familiares próximos como os pais dos noivos, irmãos e avós, é necessário pensar com cuidado em alguns elementos como: orçamento, local, cardápio, sobremesa e decoração. “A festa de noivado é uma festa intimista, então é preparada para os pais e presentes mais próximos. Não é uma festa que você vai envolver possíveis padrinhos de casamento e amigos do trabalho…”, comenta Silvia.
Uma ideia da produtora é propor uma experiência à mesa, já que o evento acontece quase que completamente sob ela. “Já tivemos um noivado em que os avós amavam ópera e os noivos convidaram dois ou três cantores de ópera [como atração]”, comenta. São experiências carinhosas como esta que farão toda a diferença na dinâmica da reunião. Pensem em alguma atração que possa ter relação com a história de vocês ou da família. Preparar um vídeo relembrando a trajetória do casal também pode ser uma alternativa de entretenimento.
Festa diurna ou noturna?
Se o evento será diurno ou noturno fica a critério dos noivos decidirem. “Tem casais que são mais diurnos e preferem comemorações a luz do dia. Um almoço um grande é super bem-vindo. E tem casais que preferem um jantar mais formal para tomar essa decisão. Se a festa de noivado vai ser no almoço ou no jantar, o que é preciso considerar é o estilo. A proposta daquele evento independente ser um almoço ou jantar. Ambos são bem-aceitos, elegantes e são sempre bem-vindos” diz a especialista.
Como definir o cardápio da festa de noivado?
O bufê do noivado é um assunto que para ser definido leva em consideração dois fatores: os convidados e o horário do evento. Isso porque da grande variedade de pratos que existe no cardápio de um serviço de bufê, existem aqueles que combinam mais com um determinado horário. Embora não seja uma regra absoluta, vale a atenção.
Assim, além do cuidado com o cardápio, Silvia recomenda que o casal escolha um bom chef ou então que escolham um bufê caprichoso que seja agradável a eles e aos convidados.