As flores no casamento simbolizam o amor entre as pessoas e a gratidão pela concretização do primeiro passo para uma união eterna. Por isso, são itens fundamentais em todos os tipos de cerimônias de casamento.
E para falar um pouquinho dessa parte da decoração, a florista Fernanda Rosa é a nossa convidada especial para contar tudo sobre flores, decoração, tendência e muito mais sobre essa parte da decoração tão cheia de magia. Vem com a gente!
Sobre a florista
Com mais de 10 anos de estrada à frente da Fernanda Rosa Flores Boutique, Fernanda Rosa já está acostumada a realizar sonhos. Apaixonada por flores e sempre buscando se reinventar, a empresária aposta na exuberância e harmonia das flores como peça-chave na execução e sucesso de um evento ou comemoração.
Atuando em todo o território brasileiro, em função de uma extensa cartela de parceiros, Fernanda está sempre de olho no que acontece no mundo, utilizando técnicas e tendências para construir mundos mágicos e cheios de cores e significados.
Atualmente, a florista aplica sua paixão pela criação também em seu próprio e-commerce, com uma variedade de buquês, arranjos e caixas de presente para momentos especiais, utilizando sua experiência em decoração floral para encantar e surpreender.
Matando a curiosidade: IC pergunta e Fernanda responde!
IC: Como e onde usar as flores para casamento na decoração?
FR: Existem diversas formas de usar flores em um casamento. Elas podem estar presentes em arranjos receptivos, de mesa, de mesa de doces, até estruturas aéreas, paredes de flores e, é claro, no buquê da noiva. As flores estão presentes em todos os momentos de um casamento.
IC: Com quanto tempo de antecedência precisa contratar uma florista?
FR: Depende, se você quer fazer a decoração com uma empresa , florista ou decoradora específica, por exemplo, quanto antes você reservar a data, melhor para garantir o profissional. Depois, em função das flores em si, vai depender do tamanho do projeto e do seu planejamento com a organizadora do evento. É ela quem vai estabelecer os prazos de contratar cada fornecedor! Já fiz eventos sendo contratada 15 dias antes , mas o ideal de antecedência é de 4 a 5 meses , para o profissional ter um maior envolvimento com todo processo , com os noivos , quanto mais ele conhecer as expectativas , o estilo do casal ,melhor e mais personalizado será o resultado.
IC: Quais as flores mais usadas para casamento?
FR: As flores mais usadas em casamentos acabam variando bastante em função do estilo da festa. Uma cerimônia mais clássica pede flores mais tradicionais, como rosas, lisiantus, boca de leão e lírios, por exemplo. Um casamento mais boho chic já utiliza flores mais exóticas, enquanto uma festa mais contemporânea pede flores mais limpas, como calas e cúrcumas. Toda flor pode ser usada, vai depender da forma que ela é utilizada.
IC: Como escolher as flores do casamento?
FR: O ideal é a noiva escolher o estilo de decoração que ela mais gosta. Mostrar referências, tipos que mais a agradam e o que ela não gosta, e confiar na contratação que fez para decoradora e florista que, de acordo com o estilo apresentado, vai sugerir as flores mais adequadas.
IC: O que levar em consideração na hora de escolher as flores?
FR: A época do ano que será realizado o evento é bastante importante, inclusive financeiramente. Escolher flores da época pode levar a um custo menor. O tipo de exposição que a flor vai ter também é importante. Se o casamento for realizado em um local com muita incidência de sol, por exemplo, usar flores delicadas pode ser um problema.
IC: Tem alguma flor que não é bacana para casamento?
FR: Atualmente eu diria que é possível usar qualquer tipo de flor em um casamento ou qualquer outro evento. O importante é a criatividade e a execução desses arranjos. Mas é importante evitar flores com cheiros muito fortes em ambientes menores.
IC: Pode usar flores artificiais na decoração?
FR: Sim, podemos usar flores permanentes em eventos. Geralmente damos preferência para esse uso em estruturas aéreas, não próximo ao contato com as pessoas, prezando sempre também pela qualidade e aparência dessas flores.
IC: Tem um mínimo de orçamento que precisa ser reservado para esta parte da decoração?
FR: Não tem um mínimo, e é bem difícil criar um parâmetro. Podemos fazer um evento com o mínimo e o máximo é infinito. Vai depender muito das escolhas da pessoa, quem gosta mais de decoração com certeza vai investir mais em flores. O que vai ditar isso são as escolhas e as condições da pessoa.
IC: Quais são as flores mais em conta que podem ser usadas para a decoração?
FR: As flores mais em conta são geralmente as flores do campo. Algumas opções plantadas também possuem um custo menor e fazem muito volume.
IC: Quais as principais dúvidas das noivas com relação às flores no casamento?
FR: A maior dúvida das noivas em relação às flores é se elas combinam com o estilo que ela está querendo. A questão de valor aparece bastante também, quais são as mais em conta. Outra dúvida frequente é quanto à durabilidade, muitas têm medo das flores murcharem durante o evento, e também com relação às cores, se combinam com a festa.
IC: Para o buquê, quais as flores mais indicadas?
FR: Não existe uma regra, vai depender do estilo de buquê que é escolhido – a gente adapta com a flor que vai se adequar melhor ao formato. Se for um buquê redondo, flores mais arredondadas, enquanto um buquê desconstruído pode receber flores e verdes com mais pontas, por exemplo.
IC: Qual a tendência para este este ano?
FR: A tendência mais importante para 2021 é se adaptar às novas realidades, em função da pandemia. Mesmo com novos formatos de eventos, minha dica é manter o estilo e suas preferências, em uma releitura que poderá ser feita pelos profissionais contratados.
E, para finalizar, Fernanda deixa sua dica de ouro: “Não deixe de sonhar e, se precisar, espere. Enquanto isso, planeje, deseje e se prepare para o momento ideal!”.