Nada mal abrir a programação do Teatro IC com a cerimonialista Maria de Lourdes falando sobre o cronograma de casamento, né? Antes de ir para a programação prática, ela contou como chegou a organização de festas e, no final, concluiu que nasceu pra isso.
Quando criança arrumava as festinhas na escola e sempre atenta aos planejamentos, foi ela também que organizou sua formatura e seu casamento. Se tinha comemoração, lá estava ela… sempre envolvida nos preparativos. A brincadeira acabou virando paixão e depois de muitos cursos e trabalho se transformou em profissão.
Cronograma do casamento
Ela foi taxativa logo no inicío: “esse assunto é um pouco chato”. Afinal, distribuir todas as tarefas do casamento em um calendário cronometrado não é fácil. Por isso, pense bem antes de contratar um cerimonialista. Para organizar melhor a cabeça das noivas, ela distrinchou o planejamento em vários pontos, para depois chegar ao cronograma. Vamos lá?
- Primeiros itens para serem pensados e definidos:
- Data
- Local da cerimônia
- Local da recepção
- Número de convidados
- Previsão de orçamento
- Expectativa dos noivos
- Expectativa da família
- Perfil da noiva
Dica da cerimonialista: Fazer uma reunião entre a família do noivo e noiva. O encontro é imprescindível para alinhar a expectativa das duas partes e, principalmente, para definir o orçamento. Quanto os noivos vão dispor e quanto os pais vão poder ajudar?
- Elaborar o projeto: Como é perfil da noiva?
- Moderna; gosta de preto e branco, ambiente clean
- Romântica: gosta de rosa e lilás
- Clássica: gosta de cores sóbrias, branco, marfim
- Arrajada: gosta de cores fortes, contrastes, efeitos. Quer uma festa impactante, com tudo diferente
- Etapas da montagem do projeto
- Conhecimento do local onde será realizado o evento
- Definição do estilo da festa
- Escolha dos móveis
- Pesquisa dos móveis nas diferentes empresas
- Alteração de paredes e pisos
- Definição da decoração floral da igreja e recepção
- Escolha do paisagismo
- Previsão da iluminação decorativa
- Demarcação da pista
- Previsão do local para DJ e/ou Banda
- Posicionamento dos telões e/ou televisões de plasma
- Posicionamento dos buffets
- Posicionamento das mesas de doces, chocolates, bem casados
- Distribuição das mesas dos convidados e lounges
- Providências
- Elaborar a lista de convidados (com todas as informações corretas!)
- Reservar o local da cerimônia
- Reservar o local da recepção
- Encaminhar os papéis
- Contratar um cerimonialista e decorador
- Contratar o fotógrafo e cinegrafista
- Contratar maquiador e cabelereiro
- Contratar buffet
- Escolha do bolo., doces, bem casados e chocolate
- Contratar o grupo que tocará na cerimônia
- Contratar o Dj e/ou banda
- Convidar os padrinhos
- Escolha dos trajes da noiva, noivo, daminha e pajens
- Escolha do convite
- Definir o estilo da festa
- Definir a identidade visual
- Contratar a estilista
- Fechar hotel para noite de núpcias
- Definir as lembranças
- Definir quais bebidas serão servidas
- Entregar os convites
- Participar do curso de noivos
- Definir local onde serão colocadas as listas de presentes
- Contratar equipe de manobristas e seguranças
- Contratar o “carro da noiva”
- Encomendar o buquê
- Definir o Cardápio
- Programar o chá de panela
- Fazer o teste de maquiagem e cabelo
Depois de passar por esse pontos, Maria de Lurdes ainda comentou rapidamente sobre detalhes do convite, estilo de cerimônia, foto e filmagem , maquiagem e cabelo, e bufê.
Convite: Não dá pra fazer um festão e mandar um convitinho com a gramatura baixa, concorda? O convite é importante para gerar expectativa dos convidados quanto o casamento.
Foto e cinegrafista: Cuidado com quem cobra barato! O álbum é pra vida inteira. Não só a qualidade da foto, como também o tipo de papel e a qualidade da impressão
Maquiagem e cabelo: Atenção para não carregar na maquiagem e ficar parecendo o que não é. O penteado precisa ser firme, noiva que é noiva sai da festa linda, do mesmo jeito que entrou.
Bufê: Faça a degustação e se atente na forma como será servido. A postura dos garçons também é importantíssima. Para exemplificar, ela contou de um convidado que perguntou ao garçom o que era o prato servido e ele respondeu: “aqui é almondega ao molho agridoce, na casa é bolinho de carne”. Não dá, né? Perde toda a pompa do evento.