Saint Malo, na Bretanha, é uma das pequenas cidades medievais mais bonitas do mundo. Fica a uma hora de carro do Monte St Michel e a três horas de trem TGV saindo da Gare de Montparnasse, em Paris. O ideal é ficar pelo menos uma noite na cidade para curtir toda a sua beleza, passear por cima de suas muralhas e apreciar as variações da maré.
Quando a maré está baixa é possível chegar à ilha de Grand Bé percorrendo o caminho, vendo a estranha piscina construídas no mar, o que é impossível na maré alta, quando nem se enxerga a piscina.
Outro ponto turístico muito visitado é o Fort National, também situado numa ilha bem próxima, mas também só se consegue chegar nele na maré baixa.
O melhor passeio para fotografar e admirar a vista é caminhar sobre as “remparts“, ou seja, as muralhas do século XII que circundam a cidade, porque tem-se a vista do mar e da cidade ao mesmo tempo.
Saint Malo foi quase toda destruída na Segunda Guerra, mas conseguiram restaurá-la perfeitamente, por isso caminhar pelas ruelas da cidade murada é como se estivéssemos andando por cenários de filmes históricos. Na praça principal, Place Chateaubriand, fica o Museu de História, há também muitos cafés, restaurantes e alguns bons hotéis, além de lojinhas com lembranças de viagens e butiques vendendo as famosas blusas listradas de azul marinho e branco, estilo “navy”.
St Malo tem ótimas praias para quem gosta de viajar no verão! Como fomos no outono, este programa não fez parte do nosso roteiro. Dizem que a melhor praia é a de Bon-Secours, bem próxima e acessível pelas muralhas!
Não se pode deixar de falar em gastronomia em qualquer lugar na França, na Bretanha os crepes são famosos, assim como o caramelo de manteiga salgada e os biscoitos amanteigados, impossível não gostar!
- Uma curiosidade: St Malo é conhecida como a terra dos navegadores e dos corsários, de lá partiram os piratas que invadiram o Rio de Janeiro e fundaram a chamada França Antártica. Onde permaneceram durante 5 anos até serem expulsos pelos portugueses. De St Malo partiu também Jacques Cartier, o primeiro colonizador do Canadá, que fundou a região de Quebec.
♥ Saint Malo merece ser visitada, é muito turística, com muita coisa a ser apreciada, além da beleza da paisagem desta medieval cidade dos corsários, na Bretanha. ♥