O Monte St Michel é um dos lugares mais visitados na França, entre a Normandia e a Bretanha, ele recebe mais de três milhões de pessoas por ano. Isto não é surpresa porque é um dos mais belos pontos turísticos do mundo! Além da paisagem maravilhosa que se descortina do alto do monte, também é surpreendente e encantadora a vista que se tem da silhueta de St Michel quando se vai chegando ao monumento.
Pode-se ir de carro, de ônibus ou de trem. Nós fomos de carro, saindo de Honfleur, na Normandia, foram duas horas de viagem, de Paris são quatro horas. Quando estivemos lá, estacionamos muito próximo do entrada porque a maré estava baixa. Atualmente isto não é mais possível, foi construída uma via de acesso apenas para pessoas autorizadas. Fizeram um estacionamento (pago) no qual os turistas deixam seus carros a 1,5 km do Monte, há shuttles partindo do estacionamento até a entrada do Monte Saint-Michel.
Atenção às marés, elas são muito fortes, chamadas “marés vivas”, sobem rapidamente isolando totalmente o monte, cobrindo toda a parte em que os carros ficavam estacionados na maré baixa. O site oficial da cidade informa os horários das marés diariamente!
A História do Monte St Michel começa em 708, quando o bispo de Avranches mandou erigir no monte Tombe uma capela em homenagem a São Miguel Arcanjo, Saint-Michel. No século X os monges beneditinos começaram a construir a abadia no alto, a partir de então foi-se formando uma vila aos pés do monte. A arquitetura da abadia é tão maravilhosa, tão impactante, tão excepcional que é chamada de La Merveille, A Maravilha, em português. Ao longo da História ocorreram inúmeras alterações na abadia, provocadas por incêndio e restaurações.
Na abadia cada andar era destinado a uma função, no térreo ficava a despensa para guardar alimentos e a capelania para acolhimento dos peregrinos, já no segundo andar, o refeitório com suas imponentes lareiras, somente para convidados especiais, e também a sala dos “cavaleiros”, e no último nível os claustros e o refeitório dos monges.
A abadia é protegida por muralhas e para se chegar a ela sobe-se pela Grande Rue, a rua principal, por onde subiam os peregrinos no século XII. Atualmente esta via é lotada de turistas e cheia de lojas, restaurantes e algumas pousadas, sendo a mais famosa La Mère Poulard. Em 1888 Annette Poulard dedicou a sua vida a preparar refeições para peregrinos e visitantes do monte, mais tarde passou a oferecer quartos para o pernoite, atualmente a pousada é muito procurada pelos turistas.
Nós não nos hospedamos dentro das muralhas, preferimos ficar no continente, a cinco minutos do caminho para o Monte, num hotel três estrelas com ótimo custo benefício, além de uma bela vista para o Monte St Michel, Hotel La Digue. Tomar o café da manhã admirando a paisagem e jantar com a vista da grandiosa La Merveille iluminada foi algo realmente inesquecível para nós.
Se for à França inclua em seu roteiro uma parada no Monte St Michel, jamais esquecerá a emoção que esta vila medieval e sua maravilhosa abadia despertará em você.
- Home
- /
- Colunas
- /
- Viagem Inesquecível
- /
- Conheça o Monte St...