Vamos abordar um tema bem polêmico no mundo casamenteiro: lista de convidados… Noivas e noivas a beira de um ataque de nervos por conta de verem a lista crescer cada vez mais e as vezes com pessoas que nem tem tanta intimidade , mas que a família precisa chamar , com aquela famosa frase: “ Não posso deixar de convidar o fulano , fui em todas as festas na casa dele, temos que convidar.”
No nosso caso, Destination Wedding , já temos um enorme ponto a nosso favor, você escolheu fazer um casamento em Búzios, realmente para os mais íntimos, familiares e amigos mais próximos e a família poderá fazer uso dessa frase justificando alguns que com certeza ficarão de fora.
Mas é claro que não significa que os pais não poderão convidar ninguém , mas poderemos estabelecer uma regrinha que tem funcionado bastante: 70 % da lista de convidados dos noivos , 15% pais da noiva 15% pais do noivo. Assim ficam todos felizes !
A grande questão que deve ( e muito) ser levada em consideração, é que não se pode convidar 600 pessoas e achar que por ser em Búzios só irão 200… Isso é bem delicado !! Digo sempre para as noivas que não há uma regra para esses faltosos , pois quando o casamento é menor e mais intimo , quanto maior a proximidade que vocês possuem das pessoas que convidam , menor a probabilidade de falta. Afinal, vocês irão fornecer todas as informações para ajudar, facilitar a ida desses convidados . Enviarão um Save the date , para que se programem com antecedência, terão um site com as dicas de hospedagem e etc. E sim, eles irão se programar e prestigiar esse momento tão mágico e especial.
Por isso vamos trabalhar com uma margem de falta de 30% talvez um pouquinho mais ou um pouquinhos menos, varia em cada caso…. O cerimonial será seu grande parceiro.
Ter sempre em mente que o casamento é uma festa familiar, uma comemoração da união de vocês, não faz sentido termos nesta comemoração pessoas que nem conhecem direito. E para evitar essa saia justa, pensem com calma na hora de fazer a lista .
Primeiro, façam uma lista geral, coloquem todos que desejam sim convidar , todos os nomes que lembrem… Mas já façam numa planilha adequada, onde coloque o nome principal em uma coluna e o nome dos acompanhantes em outra. Uma dica é dividir por grupos , amigos do trabalho, amigos de infância etc …Assim poderão levar aquele primeiro susto! ( ou não rsrsr)
Depois é a vez dos pais, peçam que coloquem em uma lista , assim como a de vocês, as pessoas mais intimas que gostariam de chamar, expliquem a proposta do casamento, que é de fato uma reunião mais intimista e eles precisam colaborar para não extrapolar com o numero de convidados ;
E quando forem juntar as listas, ai sim, hora de avaliar realmente quem serão os escolhidos para dividirem esse fim de semana de alegrias .
Hora do corte: Vamos tentar manter a calma e sempre focando no real motivo, que é um casamento mais intimo…. E se for necessário cortar alguém da lista, que seja feito com critério para que nem vocês e nem os pais fiquem chateados!
Comecem avaliando que critérios irão utilizar para, se necessário for, o momento de excluir convidados. Perguntinhas clássicas como: Vamos convidar parentes mais distantes? E os amigos, dos amigos dos pais? Quanto tempo não veem essa pessoa? Estiveram com vocês, como casal, em algum momento? Conhecem o noivo(a) ?
E assim os cortes começam a ter mais sentido e vamos chegando num consenso de forma um pouco mais tranquila, mas a lista sempre é motivo de desagrado, por isso, administre bem essa situação para que todos possam estar felizes….Pais e noivos!!!
Outro ponto a avaliar quando fecharem essa primeira lista é a analise dos custos. Quanto desejam gastar, pois o numero de convidados é fator relevante neste processo !!!
O importante é vocês curtirem cada momento e saberem exatamente quem esta sendo convidado, o casamento é de vocês , será um momento muito importante !! Escolheram um lugar lindo para casar , Búzios, praia , por do sol, e é claro que vão selecionar as pessoa mais amadas para estarem ao lados de vocês nesse fim de semana Inesquecível !!
Boa sorte!