Flávia Cavaliere explica como determinadas funções são fundamentais na hora de colocar em prática sua festa dos sonhos! Entenda!
Proprietária da Cerimoniale e autora do livro “Elegância na Festa”, Flavia Cavaliere é uma das Organizadoras de Eventos mais queridas e conta com mais de 800 festas em seu currículo. Com tamanha experiência, fomos entrevistá-la para descobrir respostas às principais dúvidas de quem está prestes a realizar uma grande festa, mais precisamente, um casamento! Ela também nos falou das principais funções de uma peça fundamental nessa organização. Vamos conferir?
IC: O que é preciso ter em mente na hora de realizar um casamento?
R: Casamento é um dia único. Reúne expectativas grandes, muitos detalhes técnicos e não basta ter tempo para organizá-los. Contratar um profissional de referência e não correr o risco de ver sua festa virar um estranho show de improvisos é a primeira coisa a fazer.
IC: Qual a diferença entre Organizador de Eventos e Cerimonialista?
R: O sucesso de um evento é resultado de serviços bem planejados, de providências bem tomadas e de profissionais bem escolhidos. Eis o Organizador. A competência em orquestrar tudo isso na hora do evento promovendo a estética do conjunto, o cumprimento dos protocolos e magia de um dia perfeito é a parte do Cerimonialista. Um trabalho é continuidade do outro. Dois momentos de um mesmo processo, executados pelo mesmo profissional.
IC: Como um Organizador de Eventos contribui para o sucesso de um casamento?
R: Um Organizador de Eventos/Cerimonialista precisa reunir habilidades multi-disciplinares: ser um bom administrador, e também um pouco psicólogo ; ter criatividade , conhecimento do mercado e a capacidade de encantar. Um casamento exige o cumprimento de protocolos, envolve contratações, administração de pessoal e serviços, além de custos, cálculos de quantidades, adequações, logística e muito mais. Ele é, também, o profissional que tem a visão do todo e das partes. Será seu anjo da guarda porque sabe a exata demanda do evento; o que precisa e o que é desnecessário, as quantidades, as formas… o “onde” e o “com quem” para que sua festa seja um sucesso.
IC: Quais os primeiros e principais passos na hora dessa organização?
R: A festa não nasce pronta. Ela amadurece,vai ganhando contornos ao longo dos preparativos. Parece poético mas é um processo que precisa de acompanhamento técnico para que não se perca. Nós, Organizadores/Cerimonialistas, somos químicos. A gente escuta tudo e depois decanta, separa, associa, recombina… E nasce a festa.
IC: Com quanto tempo de antecedência ela deve ser feita?
R: Não há uma regra geral. Um ano antes, é a média mais praticada. Nesse tempo, há tranquilidade para tudo. Mas um profissional experiente pode fazer tudo acontecer em um mês. O planejamento financeiro é, na maioria dos casos, o que vai pautar essa antecedência.
IC: Como encontrar bons fornecedores e de confiança?
R: Uma festa é um acontecimento onde muitos serviços importantes são executados simultaneamente. Não basta apenas que cada profissional seja incrível individualmente na sua função. É preciso reunir um time que saiba jogar junto porque os assuntos se sobrepõem. A interatividade é real, inevitável e pode dar muito certo ou muita confusão.
IC: Qual o verdadeiro segredo para o sucesso de uma festa de casamento?
R: Os profissionais certos, no lugar certo, com espírito de equipe e o bom astral dos noivos. Selecionem com carinho o profissional que vai cuidar da organização desta grande data, alguém com referência no mercado e com quem vocês se identifiquem e vá para festa para ser feliz. Vibre, se emocione e se entregue por inteiro a esse momento lindo que você estará vivendo.
Anotaram?