Quando começamos a planejar nossa viagem à Croácia só pensávamos na famosa Dubrovnik, aos poucos fomos aumentando os dias que passaríamos neste destino turístico, atualmente em moda, e escolhemos Zagreb, a capital, como ponto de partida.
Não tínhamos grandes expectativas em relação a Zagreb, mesmo tendo pesquisado o que fazer e onde ir nesta cidade, alguns amigos até nos aconselharam a excluí-la do roteiro.
Ainda bem que não ouvimos os conselhos, pois é um ótimo destino, com lindas praças, muitos museus, belos monumentos históricos e excelentes hotéis e restaurantes.
A cidade está dividida em Gornji Grad (Cidade Alta), que é a parte mais antiga e Donji Grad (Cidade Baixa), atualmente a parte animada, onde tudo acontece e onde se encontram os museus mais interessantes.
Não há problema de trânsito ou de transporte, é uma cidade muito tranquila em relação a isso, aliás em relação a tudo, caminha-se tranquilamente pelos pontos turísticos, tudo é perto.
Fomos de funicular para a Cidade Alta medieval, de lá se tem uma bela vista de Zagreb, mas a atração maior são as construções, como a Igreja de São Marcos, século XIII, com seu telhado colorido, o Museu Croata de Arte Naïf e o Portão de Pedra, atualmente um santuário.
A maioria do povo croata é católica, muitas igrejas espalham-se pela cidade, na Praça Kaptol fica a Catedral da Assunção da Sagrada Virgem Maria, sua construção começou no século XIII, mas foi restaurada várias vezes. Se quiser visitá-la, não use shortes ou roupas muito decotadas, aliás em nenhuma igreja na Croácia, pois eles são muito conservadores nesse caso.
Como em Paris, há cafés espalhados por toda a cidade, sentávamos e ficávamos a olhar o movimento, bebendo um capuccino e, por vezes, degustando uma das deliciosas tortas, sem pressa e sem nenhum garçom à volta como a sugerir que pedíssemos a conta. Numa das vezes em que estávamos num café, caiu uma chuva de verão, daquelas que parece que o mundo vai desabar, quando parou a chuva não havia uma poça d’ água, um engarrafamento, tudo continuava como antes!
Impossível não falar no emblemático Esplanade Zagreb Hotel em que nos hospedamos. Foi construído em 1924, perto da estação de trem para receber os passageiros do luxuoso trem Oriente Expresso.
Tudo é de bom gosto, refinado…
Na sala de estar…
Nos amplos apartamentos …
No excelente Restaurante Zinfandel’s, que serve pratos mediterrâneos deliciosos!
Enfim, amamos Zagreb, é alegre, cheia de jovens e ao cair da tarde ouve-se música por toda parte, com bandas espalhadas pelas praças.
Se não quiserem ter trabalho de organizar a viagem, a Milessis Operadora de Turismo pode preparar todo o seu roteiro.
Vale a pena ir? Com certeza! Vocês vão gostar!