Chegamos a São Petersburgo no trem de alta velocidade, o SAPSAN. Comprei os bilhetes pela internet, ainda no Brasil, pois fiquei temerosa de ter problemas por causa do idioma, mas pode-se comprar na própria estação em Moscou, ou através do concierge dos hotéis, sem problemas.
Foi uma tranquila viagem de 4h30, com wifi disponível para os passageiros. Reservei o transfer do hotel, sendo assim ao desembarcarmos o motorista já estava a nossa disposição.
Quando o carro começou a percorrer as largas avenidas, começou nosso deslumbramento. São Petersburgo é a mais linda de todas as cidades da Rússia, às margens do Rio Neva, formada por 42 ilhas ligadas por mais de 500 pontes, como se fosse uma Veneza grandiosa, cercada de água por todos os lados, do Estreito da Finlândia ao Rio Neva.
Há 294 anos o famoso czar russo, Pedro, o Grande, fundou São Petersburgo e ordenou que toda a corte russa se mudasse para lá, talvez por isso seja tão bela e tão cheia de história, ostentando impressionante riqueza nos seus palácios e igrejas, todos majestosos e imponentes.
A Fortaleza de Pedro e Paulo, na ilha de Zaichy Ostrov, foi a primeira edificação de tijolos da cidade de São Petersburgo, nela está a catedral ortodoxa russa que abriga os restos mortais dos czares, desde Pedro, o Grande, a Nicolau II e sua família.
Imperdível é a visita ao Hermitage, um dos mais conhecidos e maiores museus do mundo, com um acervo de 3 milhões de obras, distribuídas por 5 palácios. Impossível apreciar toda a coleção em pouco tempo, mas reservamos 2 dias inteiros para ver, pelo menos, as obras mais famosas. Compramos nossos bilhetes pela internet, inclusive para a sala das joias.
Conhecemos a Igreja da Ressurreição, conhecida como a “Igreja do Sangue Derramado”, pois foi construída no local em que o Czar Alexandre II foi mortalmente ferido. Ficamos impressionados com a belíssima arquitetura ortodoxa russa e com seu interior decorado com 380 painéis com temas relativos ao novo testamento.
Outro passeio bonito e agradável foi a Peterhof, onde passamos o dia. Chegamos lá de hidrofólio, em 35 minutos, são os barcos de alta velocidade. Embarcamos no cais em frente ao Hermitage, lá chegando compramos o ingresso completo, o que nos permitiu conhecer todos os palácios e magníficos jardins com suas fontes… Impossível não se lembrar do Château de Versailles nesse lugar.
Caminhar pela Nevsky Prospect, a mais célebre avenida de São Petersburgo, é um prazer à parte. Andávamos por essa glamorosa avenida o tempo todo, apreciando seus cafés, casas de chá, confeitarias, restaurantes, butiques…
Muitas atrações turísticas ficam nela ou perto dela, como a Catedral de Nossa Senhora de Kazan, com seu interior belíssimo, o Teatro Mariinsky, o museu Hermitage.
O elegante e luxuoso 5 estrelas Corinthia St Petersburg, onde nos hospedamos, também está na Avenida Nevsky, portanto a localização não poderia ser melhor. Os quartos impecáveis e silenciosos, os restaurantes excelentes e o serviço muito bom. O hotel é ótimo para quem, como nós, viaja sem guia, sua equipe poliglota estava sempre pronta a nos ajudar com excelentes dicas para os nossos passeios.
Como em Moscou, o metrô não é apenas um meio de transporte, mas também um passeio turístico, no regime comunista eram chamadas de Palácios do Povo tão bonitas são as estações.
Fizemos um passeio de barco, além de muito agradável, possibilita o prazer de outra visão dessa maravilhosa cidade.
Passamos cinco dias em São Petersburgo, foi muito pouco, nem tivemos tempo de conhecer o Palácio de Catarina e sua maravilhosa Sala Âmbar a 25 Km do centro, mas com certeza voltaremos, tão apaixonados ficamos por essa deslumbrante cidade. Até breve, São Petersburgo!