Conheça Amsterdam, o centro cultural de Holanda, com histórias muito interessantes. Vibrante e vanguardista, apaixone-se por cada canto!
Há muitos anos estivemos na Holanda e fiquei impressionada como este país conseguiu ser o que é apesar de todas as adversidades, geográficas e históricas. Voltamos recentemente e mais uma vez adoramos a viagem.
A mais atraente cidade na Holanda, para mim, é Amsterdam, que é a capital honorária e o centro cultural deste país tão antigo e ao mesmo tempo tão vanguardista, com uma longa história de liberdade cultural, racial e, principalmente, pessoal. Em 1200 Amsterdam era apenas uma aldeia de pescadores, no século XVII passou a ser o mais importante porto comercial do norte europeu. Atualmente é uma cidade vibrante, alegre, vanguardista nos costumes e linda, muito linda!
Encantadores edifícios com arquitetura dos séculos XVII e XVIII ficam de frente para os canais, um símbolo de Amsterdam, eles são bem cuidados e protegidos, afinal ambos são patrimônio cultural. Há vários passeios pelos canais, inclusive os cruzeiros românticos à luz de vela, assim como os conhecidos ‘hop-on, hop-off‘. Eu gostei muito de fazer um tour pelo canal, apreciando a vista dos prédios charmosos e dos monumentos.
Outra maneira de apreciar a beleza da cidade é de bicicleta, pode-se escolher fazer um tour guiado ou alugar uma bicicleta e fazer o roteiro à escolha, tanto um quanto o outro têm preços bem acessíveis.
Amsterdam é a cidade mais descontraída da Europa, todas as “tribos” têm vez, isto é, liberdade para viver a seu modo, nela ninguém sofre preconceito e acredito que os preconceituosos não a visitam. Caminhando pela cidade vemos a animação dos turistas e sentimos como estão à vontade, seja nos parques, seja nos bares, seja nas ruas.
Há quem considere degradante o Bairro da Luz Vermelha, Red Light District, mas faz parte da cultura da cidade e ninguém é obrigado a ir até lá. Nele há de bordel com vitrine ao vivo de mulher a sex shops… como dizem “é um lugar que não deixa nada para a imaginação”, apesar disso é um bairro tranquilo, isto é, vocês podem caminhar sem perigo por suas ruas, logicamente verão tolerância para tudo. Não nos arrependemos do nosso passeio no Red Light, foi muito bom conhecer esta outra imagem de Amsterdam.
Vondelpark é o maior parque de Amsterdam e o mais famoso da Holanda, fica bem perto da área dos museus. Frequentado por moradores e turistas, por isso passeando por ele, vemos pessoas fazendo exercícios, caminhando ou simplesmente descansando na grama. Há sempre concertos, ou no teatro ou, no verão, ao ar livre, é um lugar bonito e agradável, merece ser conhecido.
Quem acompanha a Coluna Viagem Inesquecível já sabe que amamos visitar museus e Amsterdam tem muitos e excelentes, mais de 50! Escolhemos os que queríamos conhecer e compramos os bilhetes com antecedência pela internet, aconselho a fazerem o mesmo para evitarem as imensas filas e aproveitar o tempo para curtir com calma cada um deles.
Museumpleim, Praça dos Museus, é um espaço enorme de lazer, com um lago que no inverno é transformado em área de patinação no gelo, no subsolo tem um estacionamento e também um supermercado. Os três principais museus da cidade: Rijksmuseum, Museu Van Gogh e Museu Stedelijk, além da sala de concertos Concertgebouw ficam nesta praça.
Considero o Rijksmuseum um dos melhores museus do mundo, nele estão reunidas importantes obras de famosos pintores holandeses como Rembrandt, autor d’ A Ronda Noturna, magnificamente exposta, e outros mestres como Frans Hals, Jan Steen e Jan Vermeer, que aprecio demais, conhecido como “o pintor da luz“, suas obras mais conhecidas são “Moça com Brinco de Pérola” e “A Leiteira”.
Quem quiser conhecer mais sobre Rembrandt deve ir ao Museu Casa de Rembrandt, foi onde morou e trabalhou durante 20 anos o grande pintor holandês. Há muitas gravuras e pinturas de artistas inspirados por Rembrandt em exposição, além de uma oficina de gravuras para aqueles que se interessam por esta arte.
Para os amantes de Van Gogh, ir ao museu deste mestre da pintura é imperdível, pois tem a maior coleção do mundo de suas obras, incluindo o famosíssimo quadro Os Girassóis.
Museu Stedelijk é um belo prédio com arquitetura moderna, o que faz um incrível contraste com os prédios de séculos passados. Este museu tem o maior número de obras de arte contemporânea da Holanda, assim como obras de Picasso e Matisse. Tivemos a sorte de ver na ocasião a exposição temporária de Henri Matisse, com excelente retrospectiva da sua obra.
Há um museu que atrai muitos turistas, o Museu Anne Frank, mas eu não quis visitar o lugar, não quis sofrer novamente! Li “O Diário de Anne Frank” quando era adolescente e chorei muito, no livro ela narra as atrocidades cometidas pelos alemães contra os judeus e o tempo em que os Frank viveram na Alemanha anti-semita, a fuga e depois a vida no esconderijo, em Amsterdam.
O Nemo é o local onde funciona o Centro Nacional de Ciência e Tecnologia, o passeio é agradável para crianças e adultos, além de apresentar as inovações na área científica e tecnológica, permite que os visitantes interajam com a realidade virtual, participem de jogos, usem a criatividade para produzir obras de arte, enfim muitas opções para todos.
Outro museu que atrai adultos e crianças é o Museu Nacional Marítimo de Amsterdam são 500 anos de história mostrando como a cultura holandesa foi influenciada pelo mar. Possui uma das maiores coleções marítimas do mundo e uma das atrações mais populares da cidade: a réplica do navio East Indiaman que está atracado ao lado museu.
A Estação Central de Amsterdam fica bem perto da Praça Dam, num prédio antigo tão lindo que merece ser visitada. É enorme com lojas e restaurantes e bem organizada o que ajuda aos que procuram informações sobre horários de saída e de chegada dos trens.
A primeira vez que fomos à Holanda optei por um hotel no centro de Amsterdam, foi ótimo porque fazíamos tudo a pé, pudemos explorar muito bem a cidade, anos depois, preferi escolher um hotel perto do aeroporto, assim ficou mais fácil para conhecer as cidades em volta e ir ao Keukenhof, o parque das tulipas. Brevemente farei uma matéria sobre as belas cidades holandesas e o Keukenhof.
Não há como ficar indiferente a romântica e descontraída Amsterdam que reúne cultura e diversão com tanta beleza e charme, além de muitas atrações para todos, sejam jovens, crianças, adultos ou idosos… por isso é tão apaixonante!