Conheça Zadar, uma das cidades mais encantadoras da Croácia. Com uma história incrível e de fazer qualquer visitante se apaixonar por cada canto desse lugar!
Zadar, na Croácia, é uma cidade na costa da Dalmácia, no Mar Adriático que fica a 45 minutos de avião e a 3 horas de carro da capital Zagreb, ou a 6 horas de ferry, saindo de Ancona, na Itália.
Sua histórica é excepcional, dentre as cidades croatas que sempre foram habitadas, a mais antiga é Zadar, em 59 aC tornou-se um município romano, além dos romanos, Zadar foi dominada pelos carolíngios, otomanos, franceses, italianos e sérvios, por isso tem uma rica herança cultura, na cidade medieval encontram-se muitas ruínas romanas e venezianas. A cidade antiga é cercada por uma espetacular muralha com portões venezianos que dão entrada para a antiga urbe.
Ao começar nosso passeio pela cidade, logo senti que havíamos encontrado um lugar irresistível para turista, além da beleza natural, há riquezas arqueológicas da época antiga e medieval ao lado de obras contemporâneas incríveis, como o Sea Organ e o The Greeting to the Sun, ambas do excepcional arquiteto Nikola Bašić, uma curiosidade: Brad Pitt o contratou para o projeto do resort de luxo (privado) que construirá na Croácia.
Sea Organ, Órgão do Mar, foi uma das mais espetaculares atrações que já vi! Imaginem um instrumento musical tocado pelas ondas do mar, as ondas quando encontram os tubos que estão debaixo dos grandes degraus de mármore formando uma escada que se prolonga ao longo da costa emite sons musicais… nunca de ouve o mesmo som, sempre será completamente único. Uma contribuição de vários profissionais competentes que se reuniram para fazer esta maravilha!
No mesmo local, ao lado do Sea Organ, foi construído The Greeting to the Sun, Saudação ao Sol, onde trezentas placas de vidro, em múltiplas camadas, foram colocadas em forma de um círculo, embaixo das placas estão os módulos solares que captam a luz do sol. Com o pôr do sol começa o impressionante show de luz nas placas solares no mesmo ritmo das ondas e dos sons do Órgão do Mar.
Ir no final da tarde para a Riva, um calçadão à beira mar, é o melhor programa para quem quer assistir ao pôr do sol. É na Riva que ficam o Órgão do Mar e o Saudação Ao Sol, esperar que o sol se ponha, ao som do Sea Organ e admirar o show de luzes do The Greeting to the Sun é um passeio imperdível, sem contar que é totalmente free. Hitchcock dizia que “Zadar tem o mais bonito pôr do sol do mundo“, concordo com ele!
Andar pelas ruas de Zadar é um prazer, com amplos espaços, ruas de paralelepípedos e uma bela orla marítima na old town, a cidade parece ter sido feita para se caminhar. Há muitos restaurantes, pastelarias ou cafés espalhados, onde vocês poderão fazer uma pausa, enquanto escolhem o próximo programa no roteiro, não faltam para isso museus, exposições, feiras, teatros, concertos ou lojas.
Church of Saint Donato, igreja de São Donato, é um dos símbolos da cidade de Zadar, construída na Idade Média em estilo bizantino, foi erguida sobre o fórum romano, do século I. Atualmente, devido à sua acústica extraordinária, há apresentações musicais no seu recinto, são as “Noites musicais em Saint Donat”. .
A religião católica predomina na Croácia, portanto há inúmeras igrejas católicas em todo país, em Zadar não é diferente, andando pela cidade medieval sempre nos deparamos com ruínas e igrejas. Na Church of St Mary , Igreja e Convento de St Mary, há uma exposição permanente de arte religiosa, chamada de The Gold and Silver of Zadara, O Ouro e Prata de Zadar, que é uma das exposições mais valiosas na Croácia.
Gostamos de visitar museus pelo mundo e o Museu Arqueológico de Zadar foi mais um que conhecemos, tem uma arquitetura arrojada e moderna, onde a exibição das peças está dividida por unidades arqueológicas pré-históricas, antigas, medievais e submarinas e seu acervo conta com mais de 100.000 peças do período paleolítico até o final do século XI, vale a pena conhecê-lo.
Outro museu interessante é o Museum of Ancient Glass Zadar, Museu de Vidro Antigo de Zadar, fica no palácio Cosmacendi, século XIX e tem uma bela vista para o porto. Sua coleção de vidro romano é uma das maiores fora da Itália, tem cornucópia de copos e frascos retirados dos sítios arqueológicos em toda a Dalmácia. Na lojinha vocês encontram à venda réplicas de vidro romano para levar de lembrança.
Há vários outros museus em Zadar, como o Museum of Illusions, Museu das Ilusões, divertido, mas nada espetacular., o National Museum Zadar, Museu Nacional de Zadar, interessante para se ter uma visão da cultura da região, a Gallery of Fine Arts, Galeria de Belas Artes, com suas impressionantes coleções e exposições também é uma boa opção de lazer.
Enfim, Zadar superou nossas expectativas, não imaginávamos que fosse tão bonita e interessante, tão animada e tão cheia de turistas, com um povo gentil que sabe receber muito bem os visitantes deste lugar vibrante, dinâmico e jovem… apesar de séculos de História!
.