Sim, a Tasmânia é a terra do famoso demônio da Tasmânia, popularizado pela Warner Brothers. Mas essa ilha no sul da Austrália, é um destino cheio de atrações, com belos hotéis, lindos passeios e gastronomia de ponta!
Com quase 70 mil quilômetros quadrados, a Tasmânia está entre as 30 maiores ilhas do mundo, mas o grande diferencial do local, que se encontra a 240 km do território australiano é que 45% da ilha é composta de reservas naturais, entre parques e Patrimônios Mundiais.
O destino ainda é pouco explorados pelos turistas brasileiros, mas pode ser uma opção diferente para lua de mel ou aniversários de casamento, por isso montamos uma listinha com os 10 lugares mais visitados da Tasmânia!
TOP 10
SALAMANCA MARKET
Na capital Hobart, o Salamanca Market atrai milhares de visitantes todos os sábados do ano. Com mais de trezentas barraquinhas, de artesanato, joias, frutas, verduras e comidas locais ainda conta com a presença de artistas que tocam músicas ao vivo. As margens da baia de Hobart, com vista para os barcos de pesca e ocasionais iates o Mercado funciona das 8h30 da manhã até três horas da tarde, faça chuva ou faça sol!
MUSEUM OF OLD AND NEW ART – MONA
É um dos maiores museus privados da Austrália, descrito pelo seu dono como a Disney dos adultos contém uma coleção particular bastante subversiva, com peças desde múmias do antigo Egito, até algumas das peças mais provocativas da arte contemporânea. Com mais de 300 peças expostas, conta com três andares e uma área subterrânea para peças de arquitetura. O local ainda contém um espaço para eventos, uma adega, e um bar, além do famoso restaurante Source, um cinema com 63 lugares e a biblioteca Mona. Para chegar lá basta pegar uma balsa na marina de Hobart, um lindo passeio de 30 minutos pelo Derwent River. O museu fica aberto seis dias na semana, e só fecha nas terças-feiras.
KUNYANI/MOUNT WELLINGTON
Uma experiência selvagem a apenas 20 minutos de Hobart. O Kunany/Mount Wellington é uma área de reserve natural e o caminho de 21 quilômetros até o seu topo passa por lindas paisagens de floresta tropical e pedras glaciais culminando em uma das mais belas vistas da ilha. No topo os visitantes podem aproveitar a estrutura de piquenique, conferir as trilhas na floresta e até se arriscar em aventuras de bicicleta. O Pinnacle Shelter é um restaurante que fica aberto das 8 da manha as 8 da noite no verão e das 8 da manhã as 4h30 da tarde no inverno.
PORT ARTHUR HISTORIC SITE
Para quem não sabe a Austrália foi usada durante muitos anos como colônia penal da Inglaterra, ou seja, a rainha mandava seus presos para o novo continente e o Port Arthur Historic Site é um dos presídios mais conservados da época. São mais de 30 prédios e ruínas estabelecidos no local desde 1830. Até seu fechamento em 1877 o presidio abrigou mais de 12 mil presidiários. Com 40 hectares é recomendado separar um dia inteiro ou até mesmo dois para explorar todos os segredos do antigo presídio que fica aberto todos os dias do ano.
CATARACT GORGE RESERVE
Conhecido pelos moradores locais como Gorge, é uma formação natural a apenas dois minutos do centro de Lauceston, em 15 minutos de caminhada é possível chegar ao local e se deparar com esse fenômeno da natureza ao longo das margens do rio Tamar seguindo um caminho construído em 1890. No local encontra-se cafés e piscinas para entreter a família e um jardim vitoriano com plantas exóticas para os amantes da natureza. A bela ponte Kings Bridge foi construída em 1867 e mantém sua majestade nessa reserva urbana que é diversão garantida!
CRADLE MOUNTAIN
Patrimônio Mundial protegido pela ONU, a área que abriga a Cradle Mountain é um dos lugares mais visitados da Tasmânia. Cercada de lagos glaciais e floresta centenária oferece diversos tipos de experiências aos turistas, desde caminhadas curtas de até 20 minutos até a famosa Overland Track, que dura seis dias, para quem gosta de ver as coisas de outra perspectivas voos de helicóptero saem diariamente para sobrevoar a região. Há uma grande variedade de hotéis e pousadas na reserve, mas é necessário reservar com antecedência, principalmente durante a alta temporada!
FREYCINET NATIONAL PARK
Quando você vê a Great Oyster Bay, cercada pelo Freycinet National Park e adornada pelas pedras de granite rosa das montanhas Hazards, você sabe que está em um lugar especial! Localizado na costa leste da ilha o Freycinet National Park ocupa boa parte da península Freycinet ao longo do mar da Tasmânia. O parque é repleto de riquezas naturais como picos de granite, diversos tipos de pássaros e a mundialmente famosa Wineglass Bay. Existem caminhadas programadas durante todo o dia, mas a vista das montanhas Hazard são ainda mais incríveis durante o nascer e o pôr do sol!
BLOW HOLE AND TASMAN ARCH
Há pouco mais de uma hora de Hobart o Tasman National Park abriga algumas das formações rochosas mais famosas da ilha. O Blow Hole e o Taman Arch são fenômenos da natureza que não podem ser explicados com palavras, é preciso ver para crer e por meio de caminhadas guiadas no parque é possível presenciar essas maravilhas de perto. Lá encontra-se também as formações chamadas Devils Kitchen, Tessellated Pavement, Remarkable Cave e Waterfall Bay, que também podem ser acessadas de carro.
ROYAL TASMANIAN BOTANICAL GARDENS
Os jardins botânicos são uma tradição australiana, todas as grandes cidades tem o seu, em Hobart não é diferente e os jardins construídos em 1818 ainda são umas das grandes atrações do local. Um dos destaques do jardim é é casa de plantas da Antártida, onde plantas de ilhas da Antártida crescem em uma estufa com clima controlado. As construções seguem uma linha de arquitetura britânica e trazem a tona a cultura da colonização inglesa que permanece latente no ambiente. Os visitantes ainda contam com restaurante, galeria de arte, loja de presentes e o local fica aberto 365 dias por ano.
TASMANIAN MUSEUM AND ART GALLERY
O Tasmanian Museum and Art Gallery, é o segundo maior museu da Austrália, mas a construção contemporânea, dá uma sensação de conforto e aconchego aos visitantes. Conhecido como TMGA pelos moradores locais, o museu abriga coleções de arte de artistas da Tasmânia desde o período colonial até artistas australianos e internacionais de arte contemporânea. O material arqueológico é fascinante e a coleção de peças aborígenes retrata o início da civilização australiana. A entrada é gratuita, bem como os passeios guiados, assim os visitantes podem se deliciar com o Courtyard Café sem se preocupar com os gastos do dia!
DICA DE EXPERT!
Explore a Tasmânia de carro, uma ótima opção é a Great Ocean Drive que se estende por 176 quilômetros entre Orfort e St Helens. Você pode começar a viagem em St Helens, no norte, ou em Orford, no sul, e seguir as curvas gentis da estrada pela costa leste, repleta de vinícolas, praias, florestas e fazendas. Pare pelo caminho para tomar um banho em algumas das melhores praias do mundo, tire um dia para provar os vinhos da Tasmânia, experimente a gastronomia local, rica em frutos do mar frescos e explore os parques nacionais entre florestas tropicais e refrescantes cachoeiras.