Texto Laura Siqueira
O clássico álbum de fotos de casamento nunca sai de moda. Mesmo com as modernas tecnologias que surgem a cada dia, nada substitui ter as fotos em tamanho grande, impressas com alta qualidade. E as empresas se empenham em lançar novidades, afinal, não há limite de criatividade, sofisticação ou preço para quem deseja uma lembrança exclusiva.
Luxo é ter um registro personalizado e de qualidade para guardar todos os momentos felizes do primeiro dia de casados. Mas luxo também é ter a certeza de que esses instantes ficarão para sempre registrados e, no futuro, filhos e netos poderão se divertir e se emocionar ao passar página por página no álbum de fotografias. Foi pensando em unir esses dois conceitos ‘luxuosos’ que as empresas estão investindo em novidades cada vez mais exclusivas para seus clientes. Não basta mais imprimir as fotos e agrupá-las, os noivos querem algo diferenciado.
A tríade ideal
“Álbuns excelentes devem necessariamente ter impressão perfeita, acabamento impecável e resistência”, sintetiza Arlindo Namour Filho, da Namour Photo. Esses são os três pilares iniciais para um álbum de qualidade. Depois, o gosto dos noivos é que vai ditar como será o resultado final.
Opções de tamanhos, modelos e cores não faltam. Segundo Reynaldo Cavalcanti, da Foto Studio Equipe, o mais pedido é o 35cmx25cm, feito de material nacional e papel fosco com laminação. Apesar disso, a procura pela sofisticação só tem aumentado. Cerca de 30% de seus clientes já optam pelos produtos exclusivos e diferenciados, que podem chegar ao impressionante valor de R$40 mil.
Mas, o que de tão especial têm esses álbuns?
Importando qualidade
Boa parte dos materiais usados na confecção dos álbuns artesanais vem do exterior. A capa pode ser feita com couro italiano, por exemplo, ou as texturas utilizadas podem ser as mesmas das grifes mais importantes do mundo, como Prada ou Dolce&Gabbana. Até a montagem, por muitas vezes, é feita fora do Brasil, como os álbuns italianos da Foto Studio Equipe, produzidos em Ravena.
A escolha do papel para impressão é um item determinante para a melhor qualidade. E os fotógrafos são unânimes ao afirmarem que o alemão Fine Art é indiscutivelmente o de melhor qualidade, usado inclusive para obras de arte em grandes museus. “Ele é necessário para uma imagem mais real, pois traz à tona toda a variedade e qualidade das cores, e no caso de fotos preto e branco, toda a gradação de cinzas”, afirma Arlindo.
São pequenos detalhes que orientados por bons profissionais fazem a diferença na construção de uma lembrança significativa e atemporal. Depois de tanto tempo de organização, o dia do casamento merece ter uma recordação tão valiosa, tanto no conteúdo quando na forma. E nesse caso, o livro pode sim ser julgado pela – belíssima – capa.
Dicas para montar seu álbum inesquecível:
♠ Escutar a opinião de um profissional é fundamental. Se ele já fizer uma seleção prévia das fotos, cabe aos noivos apenas fazer as mudanças que desejarem
♠ Se o fotógrafo entregar um grande número de fotos, crie pastas no computador para cada assunto: making of, cerimônia, recepção etc
♠ Escolha um momento tranquilo do dia para olhar todas as fotos com calma, assim cada imagem será valorizada
♠ Se preferir, acerte com o fotógrafo de só escolher o álbum após o casamento. Tendo as fotos em mãos, pode ser uma escolha mais fácil
♠ Evite escutar um número excessivo de opiniões. Em vez de ajudar, pode acabar atrapalhando a escolha do casal