Apesar de as estações não serem muito bem definidas no Brasil, o outono e o inverno são as melhores épocas para fazer tratamento com ácido. Como o sol e o calor não são tão fortes, há uma diminuição dos ricos com a pele.
Os ácidos servem para tratar vários tipos de problemas, como estrias, melasma, lentigo solar, acne, cicatrizes de acne, flacidez discreta de pele e rugas. Atua no rejuvenescimento celular, estimulando a produção de colágeno e fibras elásticas. Aproveite o clima mais ameno e com menos sol para fazer peelings de ácidos e usá-lo no creme do dia a dia. O período é melhor, devido à redução dos riscos de irritação e manchas, tornando os resultados mais satisfatórios. Veja as dicas abaixo:
♥ O paciente deve usar corretamente o filtro solar e se proteger dos raios solares, principalmente as noivas. O cuidado com a pele e o tratamento deve ser feito com alguns meses de antecedência da cerimônia.
♥ O ideal é procurar uma clínica, onde o especialista irá decidir, através de uma avaliação minuciosa da pele, como vai ser o uso do ácido e qual tipo, já que o tratamento pode ser feito com peelings superficiais, médios ou profundos.
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, o médico dermatologista Cristiano Kakihara, lembra que por ser eficaz e ter um custo relativamente menor que os tratamentos que necessitam de tecnologias, o peeling químico é ainda muito realizado.
Praticamente todas as pessoas podem ser submetidas a tratamentos com ácidos, exceto gestantes, pessoas com infecção de pele em atividade, pacientes com algumas doenças auto-imunes ou alergia às substâncias contidas nos ácidos a serem usados.
Existem diversos tratamentos dermatológicos para quem prefere fugir do peeling, como lasers, luz intensa pulsada, radiofrequência, infravermelho, microplasma, ultrassom microfocado, indução percutânea, de colágeno entre outras. Busque o que vai fazer você se sentir mais à vontade e segura, mas não deixe de se cuidar!