1. Home
  2. /
  3. Colunas
  4. /
  5. Viagem Inesquecível
  6. /
  7. Belos Castelos na França

Belos Castelos na França

por Redação IC
15 abr, 2016

Nunca consegui descobrir o número exato de castelos na França, mas sei que são muitos e muitos espalhados por toda as regiões desse fascinante país, por isso quando vou à França sempre incluo no meu roteiro os famosos Châteaux, ou para visitar ou para me hospedar. Selecionei alguns que de alguma maneira se tornaram inesquecíveis para mim.

O meu preferido e o mais bonito pela localização é o Château de  Chenonceau que foi construído  atravessando o rio Cher, no Vale do Loire, chamado também de  “Château des Dames”, porque sempre foi propriedade de mulheres, sendo  a mais famosa Catarina de Médicis que depois de ficar viúva de Henrique II passou a morar em Chenonceau e a promover nele festas incríveis para alegria e prazer de seus nobres convidados.

Chateau de  Chenonceau Foto Roberto PereiraChateau de  Chenonceau Foto Roberto PereiraRestaurante L Orangerie  nos jardins do Chateau de Chenonceau Foto Roberto Pereira

Outro castelo no Vale do Loire que me encantou foi o Château d’Amboise. Sua construção data de 987, no século XV foi confiscado pela monarquia e tornou-se o palácio favorito dos reis franceses, contudo o que mais gosto na história desse castelo foi que  o rei François I, admirador da arte italiana, levou Leonardo Da Vinci para a França, como hóspede  do Château d’Amboise, consigo Da Vinci levou a famosa Gioconda (Monalisa) que os italianos haviam rejeitado. Da Vinci ficou depois morando num chalé nos jardins do castelo e quando morreu, em  1519, deixou em testamento a vontade de ser enterrado em Amboise, seu túmulo está na capela do Château.

Chateau d Amboise Foto Roberto Pereira

Estivemos no Vale do Loire em duas ocasiões e assim conhecemos também os Châteaux de: Saumur, Cheverny, ChambordAzay-le-Rideau e Villandry. No site dos Châteaux do Vale do Loire vocês encontrarão  tudo sobre esses belos castelos, inclusive a rota ideal para conhecê-los.

O Vale do Loire, Patrimônio Mundial da Unesco, por ficar mais próximo de Paris, mais ou menos a 200 Km, dependendo do Château a conhecer, é muito visitado por turistas do mundo inteiro. Há inclusive hotéis que ficam em castelos, como o Château de Marçay no qual nos hospedamos para conhecer a região.

Chateau Marcay Foto Roberto Pereira

Esse castelo foi construído no século XV sobre as ruínas de uma fortaleza do século XI. Ele fica na zona rural de Chinon, no vilarejo de Marçay. O hotel tem instalações primorosas e o restaurante é excelente. Hospedar-se num Château faz diferença e realmente tornam os dias inesquecíveis!

Caminho para o Chateau de Marcay Foto Roberto Pereira

A cidadela conhecida como “Intra Muros”, a bela  St-Malo, na Bretanha, também tem seu Château, foto de capa da matéria, nesse castelo se encontra a história da cidade e sempre há exposições sobre o desenvolvimento da cidade. Interessante é o grande calabouço que servia de prisão na cidade.

St Malo Foto Roberto Pereira

A região de Bordeaux, Sudoeste da França, é a região dos grandes vinhos franceses, é bastante extensa, por isso dividida em pequenas regiões: Médoc, Margaux, Bordeaux Supérier e Saint-Émilion, onde as inúmeras vinícolas estão espalhadas.  Os vinhos levam os nomes das pequenas regiões e são classificados conforme a qualidade.

Visitar Châteaux e degustar seus vinhos é passeio obrigatório, como  é impossível conhecer todos e também nem todos estão abertos à visitação, selecionamos alguns como o Cos d’Estournel, vinícola que produz um Deuxième Cru, o Château Lamarque, com produção de vinho classificado como um Cru Bourgeois Superieur.

 Cos d Estournel Foto Roberto PereiraChateau Lamarque Foto Roberto Pereira

Entre todos os que visitamos há dois imperdíveis: o Château Mouton Rothschild  e o Château d’Yquem.

No Château Mouton Rothschild, uma belíssima propriedade, além da degustação do excelente vinho, conhecemos o seu museu cujo acervo abriga esculturas, tapeçarias, cristais, pratarias e porcelanas que pertenceram a família Rothschild. Curiosidade: uma garrafa do Château Mouton-Rothschild 1982 custa US$ 10 mil!

Entrada do Chateau Mouton Rothschild Foto Roberto  PereiraInterior do Chateau Mouton Rothschild Foto Hilma Pereira

Conhecer o Château d’Yquem e degustar o seu vinho foi a realização de um sonho, pois é considerado como o melhor vinho branco para sobremesa do mundo, seu sabor é especialíssimo e tido como “perfeito equilíbrio entre fruta, açúcar e acidez, com maravilhosos sabores que recordam avelãs torradas, baunilha e geleia de laranja”. Em 2011 uma garrafa de  1811 do Château d’Yquem alcançou o astronômico valor de U$ 123.000!

Chateau d  Yquem Foto Roberto PereiraTratando o solo na vinícola do Chateau d Yquem Foto Roberto Pereira

Na região de Bordeaux ficamos hospedados no Château Meyre, na vila de Avensanque cultiva uvas há mais de três séculos. Foi maravilhosa a nossa experiência, pois além de estarmos hospedados num castelo, degustamos vinho e conhecemos seu processo de fabricação, não poderia ter sido melhor.

Chateau Meyre Foto Roberto Pereira
Cafe da manha no Chateau Meyre Foto Roberto PereiraDegustacao no Chateau Meyre Foto Roberto Pereira

Como escrevi no início, a França é repleta de belos castelos, por isso farei outras matérias sobre eles. Aguardem! Se estiverem com viagem marcada e quiserem logo sugestões de roteiros, não deixem de consultar as agências de viagem que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores, com certeza farão belos passeios.

Publicidade
Publicidade
Redação IC

Redação IC