Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, preparamos uma lista com regrinhas básicas para ajudar quem vai se casar a manter a saúde – física e emocional – para o grande dia. Vem ver!

Encontrou o amor da sua vida e agora vocês estão de casamento marcado? Prepare-se para muitos meses de planejamento e uma montanha russa de emoções – em sua maioria positivas, fique tranquilo! Para impedir que a ansiedade tome conta e atrapalhe o andamento dos preparativos, separamos 7 hábitos saudáveis que todo casal deve adotar antes do grande dia. Nada de detalhes técnicos sobre como evitar imprevistos ou garantir uma festa sem erros, apenas dicas simples para manter a normalidade, na medida do possível, e não desregular seu organismo. Quer presente melhor nesse Dia Mundial da Saúde? Então dê uma olhada e depois nos conte o que achou!

1. DURMA, DURMA E – SIM! – DURMA

Já falamos muito sobre isso por aqui, mas o sono é o pior inimigo da perfeição. Dormir pouco faz mal para a pele e acelera o aparecimento de rugas e manchas, além de contribuir para sintomas como inchaço, flacidez e vermelhidão. Sabemos que nenhum noivo ou noiva quer problemas dessa espécie perto do dia de seu casamento, então uma boa dica é se programar para acordar sempre no mesmo horário. Isso mesmo, todos os dias. A rotina estimula o ritmo biológico, evitando insônias e garantindo a qualidade do sono.

Sono faz bem para a pele - Foto: Internet

2. ESTABELEÇA UMA ROTINA DE EXERCÍCIOS

À medida que a cerimônia se aproxima, os noivos tendem a correr atrás do tempo perdido no que se refere a atividades físicas. É claro que mesmo quem não está prestes a se casar deve praticar esportes por questões de saúde, mas se você só pensou nisso depois de marcar a data da união, saiba de uma coisa: é muito mais fácil se adaptar aos exercícios se eles forem iniciados com algum tempo de antecedência.

Independentemente de sua modalidade preferida, adquirir o hábito de correr, malhar ou jogar futebol leva tempo – e você não quer estar todo dolorido no dia mais feliz da sua vida, não é mesmo? Então nada de se matricular no cross fit a apenas uma semana do casamento. Os resultados serão melhores e mais duradouros caso você o faça com mais tempo. Planeje-se!

Rotina de exercícios físicos - Foto: Divulgação

3. ALIMENTE-SE BEM: VOCÊ É O QUE VOCÊ COME!

Recorrer a clichês às vezes é bastante eficaz, afinal eles são um espelho de verdades inegáveis. Não adianta seguir o cronograma de exercícios à risca se você continua se alimentando mal. Entenda: não estamos sugerindo que os noivos cortem de vez os carboidratos, comam pouco ou adotem uma dieta pouco nutritiva e nada saudável.

A ideia é adaptar o cardápio de acordo com as particularidades de cada organismo, substituindo industrializados por comida de verdade sempre que possível. E a pessoa ideal para auxilia-los nessa tarefa – que é complexa, não vamos negar – é um bom nutricionista.

Alimentação saudável - Espaguete de legumes da Ecila Antunes Gastronomia - Foto: Filico

4. TRABALHE A AUTOESTIMA

No dia do casamento, noivo e noiva devem se achar as pessoas mais lindas do mundo. Não apenas um ao outro, mas também a si mesmos. É o momento de se sentirem verdadeiras estrelas, de tirarem fotos que serão para sempre guardadas e serem – nada mais, nada menos – do que o foco de todas as atenções. Que eles estarão lindos, temos certeza. Mas é importante que também se vejam assim para aproveitarem a noite (ou dia) ao máximo.

Uma dica fundamental para garantir que isso aconteça é testar maquiagem e penteados com antecedência. Ainda que isso se aplique majoritariamente às noivas, também pode servir para eles se pensarmos nos cortes de cabelo e barba – serviços que vêm ganhando cada vez mais importância com o passar do tempo. Vale lembrar que, se algum dos dois pretende pintar o cabelo ou usar um corte novo especialmente para o grande dia, é melhor fazê-lo com uma janela de tempo viável caso aconteça algum imprevisto.

Noiva se olha no espelho - Foto: V Rebel


Leia mais

+ Noiva zen: 10 dicas para relaxar antes do casamento

bg-divisoria

+ 15 dicas para realçar a beleza da noiva

bg-divisoria

+ Preparativos para o casamento: o que fazer quando só faltam sete dias


 5. RESPIRE, INSPIRE – NÃO PIRE!

Especialistas dizem que dez minutos diários de meditação têm potencial significativo na hora de melhorar sua concentração – característica essencial para quem está planejando um casamento. Você não precisa ser especialista no assunto, basta dedicar alguns momentos a cada dia para se concentrar exclusivamente em sua respiração. A técnica acalma, ajuda a colocar os pensamentos em ordem e auxilia no controle da ansiedade.

Noiva assustada - Imprevistos no casamento - Foto: Photo Duo

6. SEM FILTRO: CONVERSE SOBRE TUDO COM SEU NOIVO(A)

No momento dos preparativos – e durante todo o casamento, é claro – o casal deve investir em uma comunicação com total transparência. A jornada é cheia de percalços e detalhes que, se resolvidos juntos, fortalecem a relação. Por outro lado, se algo fica por dizer de qualquer uma das partes, é possível que o ressentimento exploda justamente durante a celebração.

Em função disso, falem. Falem muito, exponham suas discordâncias e lembrem-se que as inseguranças de um podem ser as mesmas do outro. E por isso mesmo, o diálogo trará apenas consequências positivas para o relacionamento.

Cumplicidade dos noivos - Foto: Danilo Balderrama

7. PERMITA QUE OUTRAS PESSOAS TE AJUDEM

Casamento dá trabalho, então é comum que o casal fique sobrecarregado, em especial quando a cerimônia se aproxima. Este recado vai principalmente para as noivas, que por uma questão cultural acabam acumulando mais responsabilidades: não é pecado dizer sim para a mão amiga, seja ela a de uma wedding planner de confiança ou a de amigos e familiares. Aceitar ajuda pode, inclusive, tornar o processo mais divertido e significativo. Além disso, as pessoas que você ama com certeza ficarão felizes por fazer parte de um momento tão especial. Elas agradecem – e a sua saúde emocional também!

Carinho entre noiva e madrinhas - Foto: Ricky Arruda e Anna Quast

Gostou das nossas dicas de hábitos saudáveis para incluir em sua rotina antes de se casar? Deixe nos comentários o que você pretende fazer quando chegar a sua vez!

Deixe seu Comentário