Para comemorar os 25 anos de carreira, José Antonio de Castro Bernardes lançou um livro, pela 3R Studio. O decorador, que desde o início ditou tendência na arte de fazer festa, se diz agora preparado para comemorar o próprio feito. Mais do que isso: está pronto para contar tantas belas histórias.

José Antônio de Castro Neves - Foto  John KirchhoferPergunte a José Antonio de Castro Bernardes o que, para ele, é chique. Um dos mais requisitados decoradores de festas do país, conhecido por seu inigualável bom gosto e savoir faire, dirá que chique é ter conforto. Essa definição diz muito sobre a assinatura Castro Bernardes nas principais – e mais grandiosas – festas Brasil afora.

Muito além de toda a beleza exposta em cada projeto comandado por ele, está uma maneira muito única de realizar o evento como um todo. Independente da dimensão ou propósito de cada um, o decorador se dedica a garantir que tudo aconteça de forma tão natural a ponto dos convidados acharem que nasceram para estarem ali, juntos, naquele exato momento.

Quando começou a sua carreira, há 25 anos, ele era decorador de interiores, mas já um completo apaixonado por casamentos. Essa paixão, aliás, o decorador garante que não sabe bem de onde veio e nem quando começou. Já ouviu aquela história, de que sempre foi assim? Então… O menino José Antonio de Castro Bernardes, coroinha da igreja que a família frequentava, já gostava de ficar por lá durante as tardes e noites de sábado, quando mais de uma dezena de casamentos acontecia. Ele assistia a todos. Não só como espectador, mas abrindo a porta da igreja para o cortejo que, até hoje, o emociona, a cada noiva que adentra uma nave.

Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação

E foi em um desses momentos, com uma noiva já no altar da Nossa Senhora do Brasil, que uma conversa sobre decoração de casamentos começou com outra grande amiga, lá no fundo da igreja. Durante a festa, alguns drinques a mais, o mesmo assunto prolongado e, pronto, estava feita a promessa de decorar o casamento dela, já com data para acontecer dali a um ano.

Não só essa amiga em especial, como todas as outras noivas que realizaram o seu sonho através das mãos de Zé Antonio devem agradecer a esse momento. Isso porque foi ali que tudo começou. Depois desse primeiro casamento, realizado em 1989, outras amigas também o fizeram jurar que decoraria o seu casamento, e ele não mais parou. Poucos anos depois, Castro Bernardes já era uma assinatura requisitada, inovando e criando, além da decoração das festas, um estilo próprio na arte de comemorar.

Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação

Os lounges, por exemplo, que ele prefere chamar de ambientes sociais e são hoje presenças garantidas em toda e qualquer festa, é criação dele – isso, há mais de duas décadas. O intuito ao criar esses espaços com sofás, intercalando com mesas e cadeiras, foi fazer com que os convidados circulassem, foi arrancar das festas aquele ar de restaurante, com centenas de mesas e cadeiras impondo uma única posição – e companhia – durante horas de comemoração.

“Convidado não é gado, não se direciona. É preciso deixar acontecer, é justamente essa a graça da festa”, garante ele. E foi isso o que ele quis dizer quando falou de conforto como luxo. O estilo Castro Bernardes de fazer festa deixa o convidado à vontade para estar exatamente onde quer estar, desde que aquilo o faça feliz a ponto de querer comemorar.

Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação Decoração - José Antônio de Castro Neves  - Foto divulgação Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação De
coração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação Decoração - José Antônio de Castro Neves - Foto divulgação

Deixe seu Comentário

Posts mais acessados

Casamento judaico: Mayra e Carlos Alberto
Mostra Niterói 2022: Vem aí