“Nós enxergamos a fotografia em nossas vidas como muito mais que uma profissão. Nós vivemos isso o todos os dias, é algo que esta em nosso coração. Um homem sábio disse uma vez: “Encontre um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida”, afirma Ricardo.
Cada fotógrafo com seu olhar, percepção e sentimento. Porém, convenhamos. A exclusividade e estilo de Ricardo Cintra são inconfundíveis. Tanto que, recentemente, uma das suas imagens recebeu o prêmio ISPWP Contest Winning Photos, em nono lugar, na categoria Wedding Details. A International Society of Professional Wedding Photographers (ISPWP) é uma organização que exige muita experiência, talento e profissionalismo dos profissionais associados.
Suas lentem têm como foco a espontaneidade e a emoção dos noivos para capturar fotos para casamento. E isso não tem preço. Na fusão do artístico com o tradicional, seus clicks são capazes de narrar uma história – do início ao fim.
O sucesso de Ricardo Cintra é comprovado não apenas no resultado final das fotos, mas das premiações recebidas ao longo da carreira. “Receber um prêmio desse porte para nós é algo de muita importância porque é uma maneira de mostrar que estamos no caminho certo e fazendo o melhor dentro da nossa profissão. As fotos são julgadas por fotógrafos do mundo inteiro e, não são simples fotógrafos, mas sim os melhores e isso para nós é uma satisfação enorme”, comemora..
Em 2009, por exemplo, ele escolhido como fotógrafo da sessão Wedding Best – o melhor da fotografia nacional – na revista FOX. Confira outras premiações do profissional nos últimos anos:
Cinco fotos premiadas pela ISPWP em diferentes categorias: wedding details, venue or location, first dance e family love.
Destaque para a categoria wedding details, que venceu a premiação mais recente neste ano:
“Nessa foto, em especial, estamos arrumando o buquê e o sapato da noiva quando, de repente, surge um curioso cachorrinho na janela para saber o que estava acontecendo. É um momento que jamais conseguiríamos “montar” tipo uma produção, direção para fazer a foto, talvez até outro fotógrafo esperaria o cachorro sair para clicar…. Acredito que o olhar e a união do momento certo, na hora certa tenha proporcionado essa foto inédita. As associações julgam, dentro de cada categoria, o momento, a sensibilidade, a parte técnica da fotografia e essa foto tem todos esses requisitos” – Ricardo
Sete fotos premiadas pela The Artistic Guild of the Wedding Photojournalist Association (AG|WPJA).
Ricardo também teve mais quatro fotos premiadas pela Wedding Photojournalist Association (WPJA). Veja uma delas:
“Hoje, no Brasil, existem inúmeros profissionais de fotografia e, por sinal, excelentes profissionais. Porém, cada um com um estilo e proposta de trabalho diferente, é o que faz a noiva optar por um ou outro. Algumas noivas preferem um trabalho mais tradicional outras mais moderno, sem muita fotos clássicas. O mais comum e que, em minha opinião é o que deveria ser feito em todos os casamentos, é uma união do CLÁSSICO com o ESPONTÂNEO. Porque o casamento é um evento único e acredito que tenha quer ter as fotos espontâneas e momentos únicos, mas o tradicional, fotos lindas do casal e família, não pode ficar de fora. O mercado esta cheio de “estilos” diferente, vai de cada casal escolher o que mais lhe agrada”. – Ricardo